São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PlayStation 3 vem com preço alto, mas a Sony oferece rede gratuita

DO ENVIADO ESPECIAL

A Sony jogou um balde de água fria nos entusiastas do PlayStation ao anunciar os preços da nova versão do console, que deve chegar ao mercado em novembro.
O PlayStation 3, com disco rígido de 20 Gbytes, sairá por US$ 499, e o modelo com 60 Gbytes, por US$ 599. Talvez como contrapartida, a rede para jogos on-line terá acesso gratuito.
Os preços do PS3 são os mais altos entre os jogos de nova geração -ao que a Sony responde dizendo que o aparelho é o mais poderoso. Mas os títulos mostrados na E3 tinham qualidade gráfica inferior à dos jogos do Xbox 360.
É bem verdade que ainda estão em desenvolvimento e poderão melhorar, aproveitando melhor os recursos da máquina, cujo coração é o poderoso chip Cell, desenvolvido pela IBM.
Um dos games, Resistance: Fall of Man, mostra uma realidade alternativa em que a Segunda Guerra Mundial não aconteceu. Em compensação, o planeta foi invadido por alienígenas e o jogador precisa colocar fim à ameaça. Muita fumaça e explosões, em belos efeitos, mas nada de novo.
Gundam Mobile Suit, apenas 20% concluído, empolga com batalhas entre robôs gigantes, enquanto Warhawk traz muita ação aérea ao PS3. O recurso sensível aos movimentos do controle do videogame não estava ativado durante os testes feitos pela Folha.
Mas o grande atrativo dos games para PS3 será a possibilidade de jogar on-line em uma rede de acesso gratuito. A PlayStation Network é a resposta da Sony à rede da concorrente Microsoft, que já congrega 3 milhões de pessoas na Xbox Live. Com o preço zerado, a empresa pretende se tornar competitiva rapidamente.
Mas a rede vai além da jogatina, mostrando-se também uma ferramenta de comunicação, com recursos para bate-papo por vídeo e troca de mensagens. Outras funcionalidades incluem rankings on-line, busca de rivais à altura e a possibilidade de baixar e até enviar dados para a rede.
Assim como a Xbox Live, a PlayStation Network também terá um mercado de downloads, permitindo a compra de conteúdo novo para os jogos. A Sony ainda não confirma, mas, com o passar do tempo, deve utilizar a PlayStation Network para vender jogos de seus consoles anteriores. Outra possibilidade não confirmada pela Sony é venda de itens de jogos entre os usuários.
A rede on-line do PS3 promete maior flexibilidade aos produtores de games, que poderão conectar a ela seus próprios servidores. Em outras palavras, as desenvolvedoras terão uma certa autonomia para explorar a PlayStation Network à sua maneira.
A rede está sendo criada com a Sony Online Entertainment, especializada em RPGs massivos on-line, como Star Wars Galaxies. Com isso, o PlayStation 3 corrige a falha do antecessor, apostando em um modelo que deu certo com o Xbox para dar vida à sua comunidade de jogadores. (TA)


Texto Anterior: Winning Eleven tenta aval da Fifa
Próximo Texto: E3 2006: Games para PC mostram visual inovador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.