|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
PlayStation 3 vem com preço alto, mas a Sony oferece rede gratuita
DO ENVIADO ESPECIAL
A Sony jogou um balde de água
fria nos entusiastas do PlayStation
ao anunciar os preços da nova
versão do console, que deve chegar ao mercado em novembro.
O PlayStation 3, com disco rígido de 20 Gbytes, sairá por US$
499, e o modelo com 60 Gbytes,
por US$ 599. Talvez como contrapartida, a rede para jogos on-line
terá acesso gratuito.
Os preços do PS3 são os mais altos entre os jogos de nova geração
-ao que a Sony responde dizendo que o aparelho é o mais poderoso. Mas os títulos mostrados na
E3 tinham qualidade gráfica inferior à dos jogos do Xbox 360.
É bem verdade que ainda estão
em desenvolvimento e poderão
melhorar, aproveitando melhor
os recursos da máquina, cujo coração é o poderoso chip Cell, desenvolvido pela IBM.
Um dos games, Resistance: Fall
of Man, mostra uma realidade alternativa em que a Segunda Guerra Mundial não aconteceu. Em
compensação, o planeta foi invadido por alienígenas e o jogador
precisa colocar fim à ameaça.
Muita fumaça e explosões, em belos efeitos, mas nada de novo.
Gundam Mobile Suit, apenas
20% concluído, empolga com batalhas entre robôs gigantes, enquanto Warhawk traz muita ação
aérea ao PS3. O recurso sensível
aos movimentos do controle do
videogame não estava ativado durante os testes feitos pela Folha.
Mas o grande atrativo dos games para PS3 será a possibilidade
de jogar on-line em uma rede de
acesso gratuito. A PlayStation
Network é a resposta da Sony à rede da concorrente Microsoft, que
já congrega 3 milhões de pessoas
na Xbox Live. Com o preço zerado, a empresa pretende se tornar
competitiva rapidamente.
Mas a rede vai além da jogatina,
mostrando-se também uma ferramenta de comunicação, com
recursos para bate-papo por vídeo e troca de mensagens. Outras
funcionalidades incluem rankings on-line, busca de rivais à altura e a possibilidade de baixar e
até enviar dados para a rede.
Assim como a Xbox Live, a
PlayStation Network também terá um mercado de downloads,
permitindo a compra de conteúdo novo para os jogos. A Sony
ainda não confirma, mas, com o
passar do tempo, deve utilizar a
PlayStation Network para vender
jogos de seus consoles anteriores.
Outra possibilidade não confirmada pela Sony é venda de itens
de jogos entre os usuários.
A rede on-line do PS3 promete
maior flexibilidade aos produtores de games, que poderão conectar a ela seus próprios servidores.
Em outras palavras, as desenvolvedoras terão uma certa autonomia para explorar a PlayStation
Network à sua maneira.
A rede está sendo criada com a
Sony Online Entertainment, especializada em RPGs massivos on-line, como Star Wars Galaxies.
Com isso, o PlayStation 3 corrige
a falha do antecessor, apostando
em um modelo que deu certo
com o Xbox para dar vida à sua
comunidade de jogadores.
(TA)
Texto Anterior: Winning Eleven tenta aval da Fifa Próximo Texto: E3 2006: Games para PC mostram visual inovador Índice
|