São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRETENIMENTO

O WACS700, da Philips, emite canções do disco rígido usando Wi-Fi, grava CDs e importa arquivos do PC

Som sem fio distribui músicas pela casa

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

O sistema de som lançado pela Philips no início deste mês e testado pela Folha integra uma leva de produtos que trazem uma nova utilidade para a conexão sem fio: gerenciamento de canções.
Grosso modo, o Wireless Music Center WACS700 é um grande tocador de música digital. São cerca de 30 Gbytes de disco rígido disponíveis para armazenar canções e localizados na parte central. Esta envia as canções, sem fio, para a parte secundária -chamada estação e que, visualmente, é uma miniatura da primeira. Com isso, o usuário distribui o som, e as unidades operam em sintonia.

Difusão
Duas funções ajudam nessa tarefa. "Music follows me" faz com que a música deixe de ser executada pela central para ser reproduzida só pela estação. Para que ambas toquem a mesma canção, basta ativar a função "Music broadcast". Nos testes, não foi possível distribuir músicas de um CD, mas apenas as do disco rígido.
Um inconveniente é que, como o kit é formado por dois aparelhos, o usuário fica limitado a distribuir as canções para apenas dois ambientes. Embora a qualidade e a potência das caixas de som -embutidas no aparelho de design enxuto, semelhante ao de um monitor LCD- não deixem a desejar, seria interessante que ele pudesse ser conectado a caixas de som independentes, para ampliar a sua cobertura. É possível, no entanto, adicionar até cinco estações semelhantes ao sistema -investimento cujo custo/benefício deve ser bem analisado, já que cada unidade custa R$ 1.599.
Por outro lado, os dois módulos do equipamento também podem ser usados de forma independente, o que é vantajoso para o usuário, que, por R$ 3.999, leva dois aparelhos de som. Outra boa notícia é que o aparelho pode importar canções do PC e ainda se conectar à TV e ao DVD.
Entre as desvantagens, só a parte central é capaz de reproduzir CDs. É bom lembrar, no entanto, que o aparelho dispensa o uso dessa mídia, já que pode armazenar até 750 CDs em seu disco rígido -considerando CDs com dez canções de quatro minutos com qualidade de 128 Kbps. A seleção do que passará ou não para o disco rígido pode ser feita manualmente, relacionando no visor as canções que se deseja incluir.

Organização
O mesmo visor exibe informações sobre a canção que está sendo reproduzida e ajuda a organizar o conteúdo e a seqüência de execução. O visor também ajuda a escolher as estações de rádio -o equipamento é capaz de gravar até três horas de programação.
A alimentação dos dois aparelhos é feita pela tomada -um resquício do mundo com fios que ainda não foi superado.
Nos testes, a comunicação entre a central e a estação se manteve mesmo quando colocadas a uma distância de cerca de vinte metros e separadas por paredes.


Texto Anterior: Buscadores: Vírus e espiões se espalham via sites de pesquisa
Próximo Texto: Ultraportátil Q1 atrai e desaponta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.