São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ultraportátil Q1 atrai e desaponta

EDWARD C. BAIG
DO "USA TODAY"

O tamanho é importante, pelo menos em computadores portáteis. Laptops leves e diminutos são ótimos para carregar por aí, mas normalmente apresentam problemas no desempenho, tempo de vida das baterias e usabilidade -além do preço.
Isso foi comprovado no teste do Q1, da Samsung, o primeiro UMPC (PC ultraportátil, na sigla em inglês) a ser vendido nos EUA. Os UMPCs (www.microsoft.com/windowsxp/umpc/seeit.mspx) representam uma nova espécie de computador portátil com tela sensível ao toque. Nascidas do projeto Origami, da Microsoft, e desenvolvidas por esta e pela Intel, as máquinas são popularmente chamadas pelo seu codinome, Origami.
O Q1, que começou a ser vendido na semana passada, usa a versão Tablet do Windows -é totalmente compatível com o Windows XP e permite que se escreva na tela com uma caneta especial.
O tamanho e o peso diminutos do Q1 são um atrativo. Com 771 gramas, menos de 2,5 cm de espessura e com uma tela de 22,8x14 cm, é consideravelmente mais fino e mais leve do que os notebooks ultraportáteis tradicionais.
Mas o Q1 deixa a desejar por várias razões. Não tem um teclado tradicional nem um drive de CD-DVD (para carregar softwares). Falta também um dispositivo que funcione como mouse. Para mexer o cursor, há um desajeitado botão de joystick à esquerda da tela e um botão de menu à direita.
Tem disco rígido de 40 Gbytes, 512 Mbytes de memória RAM (que não pode ser aumentada) e processador Intel Celeron. Há também saída para fones de ouvido, placa de rede, leitor de cartões de memória Compact Flash, saída para monitor externo e duas entradas USB, em que é possível ligar um drive de DVD portátil.
Com Bluetooth disponível, é possível conectar um mouse ou um teclado sem fio. Se você ligar o Q1 a um receptor de GPS Bluetooth ou USB, por exemplo, pode ter um ótimo sistema de navegação para seu carro. A conexão Wi-Fi também é padrão.
O desempenho da bateria do Q1 é mediano -ela dura até três horas e meia, segundo a Samsung (www.samsung.com). Há baterias opcionais que mais do que dobram a capacidade, mas são grandes, pesadas e caras.
O Q1 vem com uma versão do viciante jogo de números Sudoku, que faz bom uso da tela sensível ao toque. O joystick embutido ajuda a jogar outros games.
O Q1 tem alto-falantes razoáveis e permite ouvir música e assistir a vídeos usando o Windows Media Player. Tem botões de controle de volume nas laterais. Para assistir a um filme, é necessário conectar um drive de DVD opcional ou usar um serviço de downloads.
Por US$ 1.099, o Q1 parece caro demais, embora seja mais barato do que outro computador XP liliputiano, o OQO (www.oqo.com), da empresa de mesmo nome.


Tradução de Flávio da Rocha Silveira

Texto Anterior: Entretenimento: Som sem fio distribui músicas pela casa
Próximo Texto: Panorâmica - Tendências: Empresa lança adesivos que permitem personalizar a aparência de suas máquinas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.