São Paulo, quarta-feira, 18 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OpenMind tem fotos e histórias

DA REPORTAGEM LOCAL

O site do projeto OpenMind (http://commonsense.media.mit.edu) propõe atividades bem mais interessantes ao internauta: embora não possa fazer perguntas ao sistema, o visitante conta com 23 maneiras diferentes de instruir o computador.
Além de ensinar palavras em inglês, reescrever frases e indicar objetos presentes em imagens apresentadas, você pode fornecer (ou criar) provérbios, contar histórias e dizer o que faria em uma determinada situação.
Ao clicar no link Explain Why, por exemplo, deve-se digitar uma explicação para algum dado apresentado pelo sistema. Há questões simples ("você pode fazer exercícios se quiser perder peso"), mas algumas explicações são bem complicadas: imagine dizer ao computador por que "um dodecaedro é um sólido geométrico composto de pentágonos".
Quem se interessar pelo projeto também pode fazer o download (5,2 Mbytes) do programa usado para organizar as respostas no endereço http://commonsense.media.mit.edu/cgi-bin/download.cgi.
Infelizmente, os responsáveis pelo OpenMind ainda não fornecem as instruções de instalação e configuração do software, o que restringe sua utilização a usuários avançados.
Até o fechamento desta edição, 2.000 internautas já haviam colaborado com o projeto, fornecendo 78 mil informações ao sistema. A meta é alcançar 1 milhão de voluntários e 100 milhões de informações até 2010. (BG)



Texto Anterior: Inteligência na rede: Sites tentam criar máquina que raciocina
Próximo Texto: Sistema só entende "sim" ou "não"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.