São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 2006

Próximo Texto | Índice

Cartas na mesa

Conheça os sites indicados para o Oscar da internet e saiba como participar da votação

SÉRGIO VINÍCIUS
DA REPORTAGEM LOCAL

A corrida para vencer o Oscar da internet já começou. Os sites indicados para o Webby Awards (www.webbyawards.com), prêmio que elege as melhores páginas da rede mundial de computadores, foram anunciados na última semana.
A décima edição do evento, idealizado pela International Academy of Digital Arts and Sciences (www.iadas.net), traz neste ano quatro novas categorias: blog político, blog de negócios, uso de vídeo ou imagem em movimento e podcast (arquivos de áudio que podem ser ouvidos no computador diretamente -transmissão streaming- ou após download).
A inclusão de categorias é uma constante nas edições do Webby Awards. No ano passado, houve a adição de melhores blogs de modo geral (e não divididos em subcategorias). Nesta décima edição, entraram os quesitos considerados febre na internet: podcast e vídeos. "Os sites que fazem parte das novas categorias estão remodelando a internet. Não há como ignorar isso, tampouco deixar de fora da premiação", disse por e-mail à Folha David Michael Davies, diretor-executivo do Webby Awards.

Categorias
A disputa principal tem 65 categorias, e os sites que concorrem são avaliados por fatores como conteúdo, navegação, visual e experiência geral. Os vencedores são eleitos por dois canais diferentes: há a votação dos membros da academia e do júri popular, que garantem dois prêmios distintos. Qualquer internauta pode fazer parte do júri popular. Basta se cadastrar em peoplesvoice.webby.com e votar em seus sites preferidos.
Até hoje, segundo os organizadores do Webby Awards, mais de 2,3 milhões de pessoas já participaram das eleições do prêmio nos últimos dez anos. A votação popular vai até 5 de maio.
Os vencedores do Webby Awards serão anunciados em 9 de maio, em cerimônia realizada em Nova York, nos EUA.


Próximo Texto: Cartas na mesa: Podcast e blogs temáticos são novidades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.