São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS NA MESA

Webby Awards mostra que acompanha tendências da internet e adiciona novas categorias à premiação

Podcast e blogs temáticos são novidades

DA REPORTAGEM LOCAL

As grandes novidades da décima edição do Webby Awards são as categorias podcast e uso de vídeos em sites, que debutam neste ano. Além disso, a seleção de melhores blogs sofreu um aumento considerável, contando agora com as subdivisões blogs políticos, blogs culturais/pessoais e blogs de negócios (desenvolvidos por grandea entidades para se relacionar com os internautas).
Entre os blogs de negócios, concorrem ao prêmio os institucionais 5 Blogs Before Lunch (daveibsen.typepad.com), Gartner, Inc (www.gartner.com), GM FastLane Blog (fastlane.gmblogs.com), Inc.com (www.inc.com) e o Next Billion Enterprise (www.nextbillion.net). Grande parte deles é muito bem-feita. De modo geral, os concorrentes fogem do modelo de blog tradicional, pois não trazem informações pessoais dos autores ou links para outras áreas de rede.

Bicampeonato
Na categoria blogs culturais/ pessoais, há o vencedor do ano passado e forte candidato ao bicampeonato, Boing Boing (www.boingboing.net), além de Cute Overload (www.cuteoverload.com),Rocketboom (www.rocketboom.com), Tree Hugger (www.treehugger.com) e o we make money not art (we-make-money-not-art.com).
Em blogs políticos, concorrem somente três sites, BAGnews Notes (www.bagnewsnotes.com), CJR (www.cjrdaily.org) e The Huffington Post (www.huffingtonpost.com).
Há ainda outro blog concorrendo no Webby Awards, mas na categoria arte na internet. Trata-se do PostSecret (postsecret.blogspot.com), um repositório de cartões-postais com frases rabiscadas sobre elas. Muito simples, ele concorre com páginas mais complexas, como Color of Sound (concretethestudio.com/colorofsound) e o Just Curious (www.justcurio.us).

Podcast
Entre os sites de podcast, todos eles em inglês, estão desde gigantes da internet, como o Yahoo! Podcasts (podcasts.yahoo.com) até projetos humanitários, como o Voices on Genocide Prevention (www.ushmm.org/conscience/podcasts). Engrossam a lista de sites com arquivos sonoros o NPR Podcast (www.npr.org), o Podcast Pickle (www.podcastpickle.com) e o Youth Radio (www.youthradio.org).
A última categoria adicionada à votação deste ano foi a que premia o uso de vídeos e de imagens em movimento em sites. Ela foi incluída porque, cada vez mais, estão sendo fundidas imagens em movimento e vídeos em páginas eletrônicas. "O Webby Awards premia sites que mudaram o modo de se encarar a internet. Neste ano, apostamos em categorias que deverão ter vida longa, como é o caso da de melhor uso de vídeo em sites", disse à Folha por e-mail Tiffany Shlain, fundadora do The Webby Awards.
Entre os sites que concorrem nessa categoria, estão Freedom of the Seas (www.freedomoftheseas.com), Nokia 20Lives (www.prize-entry.com/nokia/webby), Rocketboom (www.rocketboom.com), BT Series (www.tate.org.uk/btseries) e Book of Cool (www.bookofcool.com). (SÉRGIO VINÍCIUS)


Texto Anterior: Cartas na mesa
Próximo Texto: Diários virtuais alimentam o noticiário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.