São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa por voz é próxima meta

DA REPORTAGEM LOCAL

O Google adquiriu a patente de uma tecnologia que permitiria a usuários pesquisar na internet via comando de voz. Segundo informações do site de tecnologia Newsfactor (www.newsfactor.com), esse tipo de pesquisa poderia ser feita por meio de computadores dotados de microfones ou mesmo via chamadas telefônicas.
Adquirida na semana passada, a patente discorre sobre a interação da voz sobre mecanismos de busca. Uma vez desenvolvida, a pesquisa na web ativada por voz seria interessante principalmente para usuários de aparelhos móveis, como telefones celulares com acesso à internet.
Segundo a reportagem do Newsfactor, em 2002, dois funcionários do Google desenvolveram um relatório que fornecia um panorama geral sobre as possibilidades das buscas na internet realizadas por meio de voz.
Um trecho do documento, escrito por Alexander Franz e por Brian Milch, afirma que "realizar buscas na internet por comandos de voz é o meio mais natural para pessoas que não possuem equipamentos com teclados práticos".
O maior empecilho, até aqui, para colocar no ar sistemas ativados pela voz é a dificuldade dos softwares em reconhecer certas palavras. Dentro de sua política de não falar sobre especulações ou lançamentos futuros, o Google não quis se pronunciar sobre o assunto. (SV)


Texto Anterior: Empresa tenta melhorar resultados
Próximo Texto: Soft guarda internet em PC desplugado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.