São Paulo, quarta, 19 de agosto de 1998

Próximo Texto | Índice

PRIVACIDADE

Defenda sua privacidade na rede

ELIZABETH WEISE
do "USA Today"

A privacidade na Internet está nas manchetes. No mês passado, foram descobertas falhas de segurança nos principais programas de e-mail. Antes, associações do setor haviam anunciado planos para auto-regulamentação. O governo dos EUA também se envolve no assunto.
Mas o que, exatamente, deve preocupar o usuário em suas andanças pela Internet?
É bom lembrar que a privacidade sempre se opôs à conveniência.
Se o caixa do banco conhece você pelo nome, você pode apresentar um cheque e sacar o dinheiro sem mostrar sua identidade, mas o caixa também se lembrará quando sua conta for zerada.
Todos os dias, no mundo real, tomamos decisões acerca de quem deve saber o que a nosso respeito. Mas provavelmente não imaginamos até que ponto nossas vidas são um livro aberto na Internet -ou, pelo contrário, talvez nos preocupemos mais do que seria preciso com isso.
A primeira preocupação de muitos usuários é saber se um Web site é capaz de identificá-los quando eles visitam uma página. Por sorte, a resposta é "não".
Todos os Web sites geram registros de usuários ("user logs", em inglês), listas de visitantes que vêm para cada site a cada segundo, quais as páginas que olharam e quanto tempo passaram nelas.
Mas, quando um registro de usuário toma nota de um visitante, isso quer dizer apenas que anota o nome do computador que liga o usuário à Internet. Se você é usuário da America Online, o registro dirá "usuário da AOL". Se você assina um provedor de acesso à Internet de sua cidade, o registro talvez dê o nome de um dos computadores daquele provedor -por exemplo Haiti4.hooked.net.
Mesmo assim, há medidas simples que podem ajudá-lo a proteger um pouco mais sua privacidade na Internet.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.