São Paulo, quarta, 19 de agosto de 1998

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PRIVACIDADE

Maior perigo é ser 'pulverizado'

do "USA Today"

Apesar dos temores públicos em contrário, uma simples visita a uma página na Internet rende muito pouco em termos de informações que identifiquem o indivíduo que fez a visita. Para ter uma idéia do que um site pode descobrir a seu respeito, dê uma olhada na demonstração de privacidade do Centro de Democracia e Tecnologia (CDT), em www.13x.com/cgi-bin/cdt/snoop.pl.
Ari Schwartz, analista do CDT, aponta o fato de que falhas de segurança em alguns navegadores mais antigos possibilitavam aos sites anotar endereços de e-mail, se fosse usado um programa especial.
Mas essas falhas já foram excluídas dos browsers mais novos, de modo que há poucas chances de seu endereço de e-mail ficar acessível aos sites que você visita.
O único verdadeiro perigo decorrente de visitar um site é a possibilidade de você ser "pulverizado" ("sprayed").
Com uma técnica usada por "spammers" (enviadores de mensagens indesejadas) inescrupulosos, o site anota que recebeu a visita de determinado servidor e depois "pulveriza" com mensagens de e-mail todos os usuários desse host. Se o "spammer" não disfarçar, as mensagens vêm endereçadas a, por exemplo, all@usatoday.com, atingindo todos os endereços do computador.

Biscoitos indesejados
Mais informações sobre você podem ficar disponíveis quando você aceita um cookie. Mas elas ainda não incluem seu nome real ou endereço de e-mail. Os cookies (biscoitos) são pacotinhos de código com os quais o computador do site visitado é capaz de reconhecer que você já o visitou antes, embora só o conheça como um número.
Com a ajuda dos cookies, os sites podem seguir o que o usuário faz durante a visita. Os cookies facilitam compras on line, por exemplo. Quando você vai à home page da L.L. Bean, pode colocar as botas da página 4 no carrinho de compras, e o site saberá que você é a pessoa que quer botas tamanho X antes de você chegar à página que pede seu nome, endereço e número de cartão de crédito.
Isso também permite que o site adapte os anúncios da tela.

Anonimato
Ele pode não saber seu nome, mas sabe que o freguês número 5.423, por exemplo, se interessa por windsurf e vinhos finos. Assim, quando o 5.423 navega pelo site ou retorna a ele, os anúncios que aparecem na tela provavelmente são referentes a esportes radicais e vinhos.
Nada disso preocupa os especialistas em privacidade, já que o freguês 5.423 conserva seu anonimato. O que os preocupa é o que acontece quando o freguês 5.423 revela informações a seu respeito on line, para registrar-se em um site, comprar um produto ou para tomar parte em uma pesquisa.
Uma vez que um site consegue ligar seu nome e endereço de e-mail a outras informações que você possa ter fornecido -idade, sexo, renda, hobbies, número de filhos etc.-, a coisa muda de figura.
Cada vez que você visita o site, ele recolhe mais informações sobre seus interesses. Com esses dados, o site pode oferecer conteúdos personalizados para você, mas também pode vender essas informações a outros.



Tradução de Clara Allain.



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