São Paulo, quarta, 19 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sites para ficar no anonimato

free-lance para a Folha

A Internet tem inúmeros sites e programas que ajudam o usuário a fugir da chatice de receber mensagens publicitárias e do risco de ter seus e-mails lidos por intrusos.
Na página do Anonymizer (www.anonymizer.com), são oferecidos programas que evitam que suas informações sejam copiadas das listas de cadastros de empresas que trabalham com venda on line. Nem as famosas bandeiras de anúncio entram nos sites.
Em www.privacy.org, o usuário se informa sobre o que acontece com relação à privacidade na rede.
Nos sites www.privacyworld.com e www.spycounterspy.com, há truques para manter o anonimato na rede ou até para fazer operações bancárias sem risco.
Para fugir dos biscoitos indesejados, o www.cookiecentral.com dá orientações.

Criptografia
A criptografia começou com os espartanos no século 5 antes de Cristo. Hoje é uma técnica de escrita para evitar a leitura não autorizada de dados. Funciona como uma arma para garantir sua privacidade na Internet.
O programa "PGP" (pretty good privacy) é um dos mais utilizados para o envio de mensagens confidenciais e para a autenticação delas, auxiliando na hora de identificar o emissor.
Esse programa está disponível na Internet e pode ser obtido nos sites www.pgp.com e www.symantec.com. (EmV)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.