São Paulo, quarta, 19 de agosto de 1998

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REDE INTERNACIONAL

Placa traz som mais fiel

da enviada especial a San Francisco

A Creative Labs, que inventou a placa de som para os computadores PC, na década de 80, quer mudar o conceito de áudio no microcomputador.
Para adotar essa estratégia, lançou mundialmente na semana passada a Sound Blaster Live!, uma placa de som que promete mais do que emitir sons de áudio no micro.
O presidente da empresa, Sim Wong Hoo, criador da placa Sound Blaster, comandou o evento entusiasmado, tocando até harmônica para mostrar a capacidade da nova placa.
O novo conceito de áudio dessa placa é criar uma atmosfera para o usuário de computador, dando a idéia de uma sala envolta de som.
É voltada para jogadores de games, para quem não dispensa música no microcomputador e para quem pretende assistir a filmes DVD na tela de seu PC.
Para conferir esse poder de áudio, a empresa embutiu na placa um processador de 2 milhões de transistores, permitindo um processamento de 32 bits a 48 KHz.

Micro turbinado
Para ter acesso a games com qualidade, o jogador de carteirinha vai precisar não só de uma placa de áudio poderosa, mas também de uma placa de vídeo com recursos tridimensionais.
Além de gastar US$ 200 com uma placa de som, vai acabar desembolsando mais US$ 150 para a placa de vídeo que a empresa lançou este ano, a Voodoo. As concorrentes saem por preço similar.
A nova placa de som lembra o primeiro kit que a empresa lançou há mais de oito anos. O kit vem repleto de programas para todos os gostos. Entre eles, destaca-se o jogo de tiros e ação "Unreal", anunciado recentemente em Atlanta.
Para quem gosta de produzir sons no computador, a placa inclui os programas "Cakewalk Express Gold 6.0" e "Creative WaveStudio". A placa deverá chegar ao mercado brasileiro em setembro e ainda não tem preço definido.

Líder em vendas
Com o lançamento desse produto, a empresa quer não só mudar o conceito de áudio no PC, mas continuar na liderança em placas de som.
Apesar de ser dona de 60% do mercado mundial de kits multimídia (placa de som e leitor de CD- ROM), a Creative Labs enxerga a concorrência com precaução.
Na opinião de Sim, depois da invenção da placa de som, qualquer empresa pode fazer esse produto e vendê-lo embutido no micro.
Para aumentar a abrangência de seus domínios, a empresa comprou no final do ano, por US$ 38 milhões, a Cambridge SoundWorks, uma empresa especializada em caixas de som, com 26 lojas espalhadas pelos EUA para profissionais de áudio.
A empresa, que só tratava com um público interessado em montar estúdios de som, passou agora a fabricar caixas de som para micros compatíveis com a nova placa.
O dono de um micro vai poder comprar nos EUA três nova opções de caixinhas, com preços de US$ 69 a US$ 250, dependendo da sofisticação.
Em demonstração feita em uma das lojas em San Francisco, as caixinhas provaram ter poder de som. Vêm com um subwoofer, espécie de amplificador de som.
A empresa lançou modelos com até quatro caixinhas, que acompanham pequenos tripés. A idéia é posicionar duas das caixas atrás do usuário de computador.


A jornalista Marijô Zilveti viajou aos EUA a convite da Creative Labs.



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