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REDE INTERNACIONAL
Placa traz som mais fiel
da enviada especial a San Francisco
A Creative Labs, que inventou a
placa de som para os computadores PC, na década de 80, quer mudar o conceito de áudio no microcomputador.
Para adotar essa estratégia, lançou mundialmente na semana passada a Sound Blaster Live!, uma
placa de som que promete mais do
que emitir sons de áudio no micro.
O presidente da empresa, Sim
Wong Hoo, criador da placa
Sound Blaster, comandou o evento
entusiasmado, tocando até harmônica para mostrar a capacidade
da nova placa.
O novo conceito de áudio dessa
placa é criar uma atmosfera para o
usuário de computador, dando a
idéia de uma sala envolta de som.
É voltada para jogadores de games, para quem não dispensa música no microcomputador e para
quem pretende assistir a filmes
DVD na tela de seu PC.
Para conferir esse poder de áudio, a empresa embutiu na placa
um processador de 2 milhões de
transistores, permitindo um processamento de 32 bits a 48 KHz.
Micro turbinado
Para ter acesso a games com qualidade, o jogador de carteirinha vai
precisar não só de uma placa de
áudio poderosa, mas também de
uma placa de vídeo com recursos
tridimensionais.
Além de gastar US$ 200 com uma
placa de som, vai acabar desembolsando mais US$ 150 para a placa de vídeo que a empresa lançou
este ano, a Voodoo. As concorrentes saem por preço similar.
A nova placa de som lembra o
primeiro kit que a empresa lançou
há mais de oito anos. O kit vem repleto de programas para todos os
gostos. Entre eles, destaca-se o jogo de tiros e ação "Unreal", anunciado recentemente em Atlanta.
Para quem gosta de produzir
sons no computador, a placa inclui
os programas "Cakewalk Express
Gold 6.0" e "Creative WaveStudio". A placa deverá chegar ao
mercado brasileiro em setembro e
ainda não tem preço definido.
Líder em vendas
Com o lançamento desse produto, a empresa quer não só mudar o
conceito de áudio no PC, mas continuar na liderança em placas de
som.
Apesar de ser dona de 60% do
mercado mundial de kits multimídia (placa de som e leitor de CD-
ROM), a Creative Labs enxerga a
concorrência com precaução.
Na opinião de Sim, depois da invenção da placa de som, qualquer
empresa pode fazer esse produto e
vendê-lo embutido no micro.
Para aumentar a abrangência de
seus domínios, a empresa comprou no final do ano, por US$ 38
milhões, a Cambridge SoundWorks, uma empresa especializada em caixas de som, com 26 lojas
espalhadas pelos EUA para profissionais de áudio.
A empresa, que só tratava com
um público interessado em montar estúdios de som, passou agora a
fabricar caixas de som para micros
compatíveis com a nova placa.
O dono de um micro vai poder
comprar nos EUA três nova opções de caixinhas, com preços de
US$ 69 a US$ 250, dependendo da
sofisticação.
Em demonstração feita em uma
das lojas em San Francisco, as caixinhas provaram ter poder de som.
Vêm com um subwoofer, espécie
de amplificador de som.
A empresa lançou modelos com
até quatro caixinhas, que acompanham pequenos tripés. A idéia é
posicionar duas das caixas atrás do
usuário de computador.
A jornalista
Marijô Zilveti viajou aos EUA a convite da Creative Labs.
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