São Paulo, quarta-feira, 19 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTÁTEIS

Z22 é barato, mas limitado

Palm, Nokia e Sony apresentam modelos

DA REPORTAGEM LOCAL

O mundo dos PDAs e dos celulares inteligentes ganhou vários lançamentos na semana passada. Depois de vender seu sistema operacional para uma empresa japonesa, alimentando rumores sobre sua decadência, a Palm (www.palm.com) mostrou vigor apresentando dois novos micros de mão, o Z22 e o TX.
O primeiro atrai pelo preço (US$ 99) e pela tela colorida, mas é bem limitado, pois não tem entrada para cartão de memória -não dá pra expandir a capacidade embutida, de apenas 20 Mbytes-, nem saída para fones de ouvido. O TX é bem mais caro (US$ 299), mas tem essas coisas, bem como antenas Wi-Fi e Bluetooth, que facilitam muito a conexão à internet.
A gigante Nokia (www.nokia.com) revelou seu E61, que é um micro de mão com telefone celular integrado. Como tem teclado embutido, o aparelho lembra muito o Treo, da Palm, mas seu maior rival é outro: o Blackberry. Segundo a Nokia, o E61 é totalmente compatível com o sistema de e-mail push -que chega automaticamente, como um telefonema, ao PDA-, grande diferencial do Blackberry.
A Sony Ericsson (www.sonyericsson.com) atualizou seu sofisticado celular P910 com o modelo P990, que mantém as principais características do antecessor -tela sensível ao toque, sistema operacional Symbian e funções de PDA-, mas é compatível com redes de telefonia celular 3G (no padrão UMTS, ainda indisponível no Brasil). Segundo a Sony Ericsson, o P990 também é compatível com e-mail push. Além disso, o aparelho tem antena Wi-Fi, ou seja, navega na rede e teoricamente pode, com softwares adicionais, fazer ligações telefônicas via internet (VoIP). (BG)


Texto Anterior: Microsoft responde melhorando XP
Próximo Texto: Sem fios: Empresas preparam sucessor do Wi-Fi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.