UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Aparelhos podem ser usados para outras funções, como armazenamento de arquivos diversos e gravação de voz

Tocadores de MP3 multiplicam recursos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os dispositivos para execução de arquivos MP3 estão se multiplicando no mercado, oferecendo opções para usuários que gostam de aparelhos musicais portáteis, como walkman e discman.
A vantagem dos tocadores de MP3 aparece nas dimensões. Modelos recém-lançados cabem na palma da mão, são muito leves e praticamente não causam incômodo se colocados no bolso.
A reportagem testou dois modelos que já estão à venda no Brasil. O JoyBee 120, da BenQ (R$ 899, www.benq.com.br), e o Nomad MuVo NX, da Creative (R$ 990, br.creative.com), e constatou que há pouca diferença entre os dois, embora alguns detalhes dêem identidade a cada um.
O JoyBee 120 tem cinco botões para operar o aparelho, localizados na face superior. Do lado direito, há um dispositivo de segurança, que evita o acionamento involuntário.
Para ligar, é preciso colocar essa chave na posição on e só depois pressionar o botão de ativação por cerca de dois segundos.
O Nomad MuVo NX, que tem quatro botões de comando, possui um sistema diferente para evitar acionamentos involuntários. Para ligar o tocador, é preciso manter o botão pressionado por cerca de dois segundos.
Para desligar, em ambos os tocadores, é preciso pressionar o botão liga/desliga por cerca de dois segundos.
Aumentar o volume durante a execução da música se mostrou uma tarefa incômoda no JoyBee 120. O usuário tem de pressionar Menu rapidamente, pois é o mesmo botão para desligar, escolher a opção volume e só então aumenta-lo, utilizando os botões identificados com setas. Há um controle de volume no fone de ouvido que ameniza o problema.
O MuVo NX levou vantagem nesse quesito, pois apresenta, na parte de baixo, botões específicos para o controle do volume .
Não foram encontrados problemas para o gerenciamento de execução de músicas. No JoyBee, o usuário só precisa pressionar os botões identificados com setas para pular um faixa ou retroceder à anterior. Para trocar de música no MuVo, basta girar o botão disco para a esquerda ou direita.
A conexão com o micro é feita facilmente em ambos, via porta USB, embora seja ainda mais simples com o MuVo NX. Os aparelhos nada mais são do que USB flash drives -ou chaveiro, termo usado no país- uma espécie de disco removível. Para conectar o JoyBee 120, o usuário precisará utilizar um cabo, que acompanha o aparelho. O conector do MuVo está acoplado ao corpo do aparelho.
Os dois tocadores podem ser usados para armazenar não só arquivos de áudio, mas qualquer outro tipo de documento. A capacidade de armazenamento de ambos é de 128 Mbytes.
Caso seja armazenado outro tipo de arquivo que não de áudio, o usuário não terá problemas durante a execução. Tanto o JoyBee quanto o MuVo NX são capazes de identificar esses tipos de arquivo e passar diretamente por eles, até encontrar uma música.
Para transferir músicas do micro para os tocadores, existe a opção de instalar o software próprio, mas a tarefa pode ser feita pelo Explorer, em versões de Windows a partir da 2000.
Usuários de Windows 98 precisam instalar o drive do hardware para que o sistema reconheça o disco removível.
Com o Explorer, é possível criar pastas para separar as músicas, bem como apagar arquivos.
Ambos os tocadores possuem visor de cristal líquido. O do JoyBee exibe a quantidade de músicas guardadas na pasta, a posição da faixa em execução e o tempo total da música.
No MuVo NX, há o nome e o tempo de execução da música e um alerta sobre o status da bateria. Um detalhe: o usuário tem a opção de girar a posição do visor em 180 graus.
Os dois têm função de gravação de voz. O JoyBee 120 também funciona como rádio FM.
O aparelho da BenQ usa uma bateria recarregável, o que teoricamente é uma vantagem. Mas caso ela acabe e o usuário não tiver uma tomada por perto, ficará na mão. O MuVo usa uma pilha pequena do tipo AAA. (FERNANDO BADÔ)


Texto Anterior: Recupere o documento perdido
Próximo Texto: Programa altera uso padrão do iTunes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.