UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA MÓVEL

Segundo o instituto de pesquisas Gartner, mercado de palmtops registra queda de 0,2% em todo o mundo

Micro de mão vende menos, diz pesquisa

DA REPORTAGEM LOCAL

A venda de computadores de mão registrou sensível queda no último trimestre em todo o mundo. A venda total foi de 2,517 milhões, o que representa uma queda de 0,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. É o oitavo trimestre em que os resultados têm sido negativos. Esses dados fazem parte de pesquisa do Gartner divulgada na semana passada.
Segundo analistas desse instituto, o declínio nas vendas só não foi menor porque a Hewlett-Packard anunciou cinco modelos de micros de mão com preços acessíveis que impulsionaram o mercado. Com esse lançamento, a HP obteve uma fatia de 23,1% do mercado e diz ter vendido 581,41 mil micros de mão.

Liderança
A Palm segue no topo do ranking e representa 34% do mercado, com 861,05 mil PDAs vendidos no último trimestre em todo o mundo. A Sony está em terceiro lugar, com uma margem de 10,1% do mercado, ou seja, 255,36 mil palmtops. É a empresa que sofreu mais com a queda nas vendas. Comercializou 24,1% a menos em relação ao mesmo período do ano anterior.
A Dell, que entrou nesse segmento no ano passado, participa com 5,5%, o equivalente a 137,4 mil unidades.
Um dos motivos para explicar a queda das vendas seria a falta de interesse das empresas em adquirir esse tipo de produto para seus executivos. O maior público, analisa o instituto, é o usuário final, que consome 70% dos micros de mão vendidos em todo o mundo.
Outra razão, segundo especialistas do Gartner, é o lançamento de celulares que embutem funções de micros de mão, com calendários, agendas de endereço e aplicativos como processador de textos e planilha de cálculo.
Na opinião de Todd Kort, analista do instituto, o usuário de PDAs com sistema Palm OS é o típico candidato que deve migrar para telefones celulares com função de PDA, produto que a Palm levou mais de três anos para apostar, enquanto a concorrente Handspring lançava na mesma época o Tréo. Hoje a empresa foi adquirida pela Palm, que adotou o nome Palm One.
Com a migração de usuários de Palm para os telefones inteligentes, com funções de micro de mão -também conhecidos por "smartphone"-, analistas prevêem que a diferença entre os micros de mão com sistema Palm OS -líderes mundiais- e os com Pocket PC, da Microsoft, venha se estreitar ainda mais.
Isso pode levar à conclusão que quem pode perder nesse mercado é a Palm, uma vez que as empresas que adotam o sistema Pocket PC são a HP e a Dell.
A primeira, aliás, foi a responsável por catapultar as vendas de PDAs no último trimestre. A HP obteve um crescimento de 98% em relação ao mesmo período do ano anterior. Sem essa empresa, a comercialização de micros de mão teria apresentado uma queda de 13%. (MARIJÔ ZILVETI)


Texto Anterior: Política: Divisão digital será tema de encontro de chefes de Estado
Próximo Texto: Telefone inteligente vira nova alternativa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.