UOL


São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Processador e sistema operacional são vitais

DA REPORTAGEM LOCAL

Existem muitas opções para quem busca seu primeiro computador. Também vale considerar as máquinas fabricadas pela IBM, pela HP e pela Dell -essas empresas não forneceram dados sobre seus computadores até a conclusão desta edição, mas seus modelos podem ser conhecidos nos sites www.ibm.com.br, www.hp.com.br e www.dell.com.br. Uma alternativa são os micros montados por pequenas empresas.
O processador central (CPU) funciona como se fosse o cérebro do computador. Os processadores Pentium 4, da Intel, e Athlon XP, da AMD, oferecem desempenho similar, mas o Athlon XP costuma ser mais barato. O processador Celeron, da Intel, é uma versão simplificada do Pentium 4 que, embora seja mais lenta, também oferece performance suficiente para as tarefas mais comuns.
Não aceite micros com os processadores Duron e VIA C3, pois eles estão ultrapassados.
O sistema operacional é o software que coordena o funcionamento do micro. Para quem busca seu primeiro computador, o sistema mais conveniente é o Windows XP. Além de ser razoavelmente estável (raramente "trava"), o Windows XP é fácil de usar e funciona com a maior parte dos programas disponíveis no mercado e na internet.
Não se impressione com as diferenças entre as duas versões do Windows XP. A versão Home é praticamente idêntica à versão Professional e custa bem menos. Por esse motivo, os PCs para uso doméstico trazem instalada a versão Home.
Embora seja gratuito, o sistema operacional Linux, presente em alguns micros de baixo custo, deve ser evitado por usuários iniciantes, pois ainda é relativamente difícil de usar e apresenta má compatibilidade com programas desenvolvidos para Windows.
O sistema Mac OS X, que funciona em computadores do tipo Macintosh, também não é compatível com o Windows, ou seja, não aceita os programas e jogos criados para seu concorrente. Os programas mais populares têm versões para Mac, e tecnicamente é possível instalar uma cópia do Windows no Mac (por meio de um programa adaptador chamado Virtual PC), mas a compatibilidade não é perfeita -jogos 3D, por exemplo, funcionam mal.
Por outro lado, os Macintosh podem perfeitamente trocar documentos (textos e e-mails, por exemplo) com micros que usam o sistema Windows. Os Macintosh têm design arrojado, mas costumam ser mais lentos do que os PCs com Windows e também custam bem mais.
Os preços não devem se equiparar tão cedo -como os micros Macintosh são produzidos por apenas uma empresa, a Apple, que não tem fábrica no Brasil, não se beneficiam da concorrência que existe no mercado de PCs-, mas a questão do desempenho pode se inverter: a Apple deverá lançar em outubro o PowerMac G5, que é, segundo seu fabricante, mais rápido do que os atuais micros com Windows.
Aliás, se você quer um computador topo de linha, vale a pena esperar um pouco: em setembro, a AMD lançará o chip Athlon 64, que funcionará com o Windows XP e promete performance similar à do PowerMac G5. (BG)


Texto Anterior: Jogos 3D exigem boa placa de vídeo
Próximo Texto: Micro "montado" é alternativa mais barata
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.