UOL


São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMPUTADORES

PCs de empresas independentes têm bom custo-benefício, mas grandes marcas também fazem máquinas econômicas

Micro "montado" é alternativa mais barata

DA REPORTAGEM LOCAL

Folheando publicações que tragam anúncios de informática, você encontrará grande oferta dos chamados micros "montados", que são vendidos por empresas independentes. Em tese, eles são idênticos aos PCs "de grife": os montadores independentes usam os mesmos componentes que as máquinas produzidas por grandes fabricantes.
Além disso, os micros "montados" geralmente são mais baratos e seus vendedores oferecem mais opções ao usuário, que pode personalizar a configuração da máquina (escolher a marca e o modelo das placas e o tamanho do disco rígido, por exemplo). Mas fique atento: há PCs "montados" que trazem peças obsoletas.
Convém verificar alguns outros detalhes. Em primeiro lugar, muitas vezes o preço dos micros "montados" não inclui o custo do sistema operacional, que é cobrado à parte. Exija o certificado de autenticidade do Windows e dos programas instalados no micro. Caso contrário, você poderá levar para casa um computador com software pirateado.
Também faça questão de obter nota fiscal da compra e garantia. A assistência técnica não é tão importante, sobretudo após o término da garantia -como os PCs de todas as marcas usam peças similares, podem ser consertados por qualquer técnico.
Antes de fechar negócio, convém fazer uma busca na internet -vá ao Google (www.google.com) e digite o nome da empresa e da cidade para ver se há reclamações de usuários. Outra verificação útil é acessar o site do Procon (www.procon.sp.gov.br/cadastro.shtml), que traz uma lista com empresas que já foram alvo de queixas. (BG)


Texto Anterior: Processador e sistema operacional são vitais
Próximo Texto: HP é rápido, acessível e pode ser atualizado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.