UOL


São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Máquina fotográfica digital pode ser conectada a acessório que imprime imagens sem o microcomputador

Facilidade de uso é trunfo da EasyShare

ANDRÉ CARLOS PONCE DE LEON FERREIRA DE CARVALHO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Kodak, um dos mais importantes fabricantes mundiais de máquinas e filmes fotográficos, está fazendo um grande investimento em câmeras digitais. Uma de suas principais linhas de câmeras digitais é a EasyShare, cujos modelos procuram conciliar facilidade de uso com qualidade de imagem.
Uma característica cada vez mais frequente nas câmeras digitais é a capacidade de gravar pequenos filmes. A Kodak EasyShare CX 6330 permite a gravação de filmes de até um minuto utilizando a memória interna de 16 Mbytes ou um cartão de memória de mesma capacidade. Com cartões de expansão de 32 Mbytes, 64 Mbytes e 128 Mbytes, o tempo pode ser aumentado para dois minutos e 15 segundos, quatro minutos e 30 segundos e nove minutos, respectivamente. A filmagem permite gravar imagem e som. Porém, vendo o filme na própria câmera, não é possível ouvir o som gravado -para isso, é preciso conectar a máquina a um aparelho de TV por meio de uma estação especial ou transferir o filme para o computador.
Uma de suas principais vantagens é a tela de cristal líquido (LCD), que permite uma boa visualização das fotos ou da imagem focada na presença de luz tanto natural como artificial. Muitos LCDs não mostram uma boa imagem quando não se olha diretamente para eles. No caso da EasyShare CX 6330, a imagem possui boa qualidade mesmo quando vista de vários ângulos.
A câmera possui quatro opções para o uso de flash: auto, red-eye (para diminuir o efeito "olhos vermelhos"), fill e off. O alcance do flash varia de acordo com a amplitude de campo. Pode ser de 0,6 m a 3,6 m para wide e de 0,6 m a 2,1 m para teleobjetiva.
A máquina possui ainda um botão exclusivo para compartilhamento (share), que facilita o envio de algumas ou de todas as fotos por e-mail a amigos e a familiares.
O software de gerenciamento da câmera, que se chama EasyShare, permite trabalhar com fotografias apertando um só botão.
A utilização desse software é facilitada por um programa de ajuda (help) com animações. O EasyShare permite visualizar, encontrar, organizar e imprimir suas fotografias. É possível ver exatamente como a foto será impressa em papel. Pode-se também enviar as fotos por e-mail.
Além disso, existem recursos que possibilitam a edição de fotos, permitindo que sejam retocadas para, por exemplo, eliminar olhos vermelhos.
O usuário também recebe um cabo USB para ligar à câmera ao computador.
Uma alternativa ao uso desse cabo é conectar a câmera às estações da família Kodak EasyShare, que são vendidas à parte. Uma dessas estações, a Kodak Easy- Share 6000, permite transferir as fotos e os filmes para um computador com um simples clique, recarrega as baterias da câmera, tem uma impressora acoplada que cria fotos de 10x15 cm e permite que as imagens sejam vistas em um televisor.
O preço sugerido para a comercialização da máquina fotográfica CX 6330 no Brasil é de R$ 1.840.
Acompanham a câmera duas baterias AA recarregáveis, um CD-ROM com o software Kodak EasyShare com tutorial interativo e um guia do usuário.
As estações são adquiridas separadamente. Com as estações, vêm um cabo de alimentação, um cabo de saída de vídeo e um cabo USB para transferir as fotos para o computador. Com a estação de impressão, vêm um toner e um pacote de papéis especiais para impressão de fotos.
A máquina testada ainda não está à venda no Brasil. Seu lançamento no país deverá ocorrer nesta semana, durante o evento PhotoImageBrazil.
As fotos tiradas pela máquina apresentaram qualidade boa. Porém essa máquina gera fotos com, no máximo, 3,1 Mpixels. Já foram lançadas máquinas com 5 Mpixels, que produzem fotos com qualidade melhor.
Outro fator limitante da qualidade das fotos é o fato de não existirem opções para ajuste fino de parâmetros para usuários que objetivam realizar um trabalho profissional.
Para a instalação do software da câmera, é necessário ter uma unidade de CD-ROM ou DVD. O processo de instalação é extremamente fácil: basta que o usuário selecione as opções que considerar mais adequadas.
A câmera Kodak EasyShare CX 6330 é muito fácil de usar. É ideal para quem deseja fotos com boa qualidade, sem preocupação com ajuste de foco, iluminação especial etc.
O manual é didático e o menu da máquina, semelhante ao do Windows, está bem organizado, permitindo fácil acesso aos ajustes disponíveis. O menu também traz o português como opção de idioma. Para cada opção selecionada no menu, aparece no display uma frase explicativa de sua função, o que facilita o uso da máquina por leigos.

Suporte técnico
No site da Kodak do Brasil (www.kodak.com.br), pode ser facilmente encontrado o link para a página de suporte técnico. A página é completa e traz até mesmo um curso básico de fotografia e uma série de dicas para tirar uma boa foto.
O suporte técnico é realizado pelo Centro de Suporte ao Cliente (CSC), que pode ser contactado pelo telefone 0800-150004 (ou pelo e-mail kblkss@kodak.com).
A solicitação de assistência técnica pode ser feita na própria página da Kodak do Brasil. O suporte técnico funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Para obter mais informações sobre o produto, pode ser contactado o Centro de Informação ao Consumidor (CIC) pelo telefone 0800-150000 (e-mail: brazilsupport@corpmail.kodak.com).


André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho (andre@icmc.usp.br) é professor livre-docente do Departamento de Ciências de Computação e Estatística do ICMC-USP. Doutor em engenharia eletrônica pela University of Kent at Canterbury, Inglaterra, faz pesquisas em redes neurais artificiais, algoritmos genéticos e inteligência artificial.


Texto Anterior: Palm tem softs para texto e cálculo
Próximo Texto: Vírus: Segunda leva de praga não atinge Microsoft
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.