São Paulo, quarta-feira, 20 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROGRAMAS

Opera 7 traz bons recursos e apresenta melhor desempenho do que concorrentes; versão gratuita mostra anúncios

Navegador gasta menos memória do PC

DA REPORTAGEM LOCAL

Segundo os criadores do navegador Opera 7, a principal qualidade do programa é sua rapidez. A afirmação tem fundamento, desde que considerada de maneira realista. Ao usar o Opera, o usuário tem a impressão de que os sites abrem mais depressa, mas isso não é necessariamente verdadeiro: como o navegador exibe o processo de composição das páginas -mostra os elementos aparecendo aos poucos-, aparenta bastante agilidade.
É difícil medir com precisão o tempo efetivamente gasto para abrir páginas, pois há outros fatores envolvidos numa situação real -congestionamentos na internet, velocidade de conexão etc.
Por outro lado, o Opera realmente é mais "leve" do que seus concorrentes, ou seja, gasta menos memória e carrega mais rápido. Nos testes realizados, bateu o Internet Explorer e o Mozilla. Isso o torna atraente para quem possui um micro lento ou realiza várias tarefas ao mesmo tempo -navega enquanto copia um CD de música e escreve um texto, por exemplo.
O programa, cuja versão de testes (Beta 1) está disponível em www.opera.com (3 Mbytes), pode ser usado gratuitamente, mas há um porém: exibe anúncios em seu painel. Para se livrar das propagandas, é preciso comprar o soft, que custa US$ 29. Se você tem um monitor de 17 polegadas, o quadro publicitário não chega a incomodar, mas quem possui uma tela menor sofre com ele.
Além do tradicional recurso Tabbed Browsing, que permite abrir várias páginas numa só janela, o Opera traz funções que facilitam a navegação, como bloqueio de pop-ups (anúncios que pulam na tela), ferramenta de busca integrada e apagamento automático de cookies -arquivos que são transmitidos pelos sites que você visita e podem comprometer sua privacidade on-line. Para ativar algumas dessas funções, é preciso fazer configurações simples.
O software de correio eletrônico embutido, que se chama M2, é decepcionante, pois tem uma interface limitada e confusa. O M2 traz um recurso para importar mensagens e configurações do Outlook Express, mas ele falhou durante os testes realizados. (BG)


Texto Anterior: Novo sistema é imperceptível
Próximo Texto: Saiba acionar funções úteis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.