São Paulo, quarta-feira, 21 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transmissão caseira custa caro e é difícil

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Transmissões de TV via internet com qualidade ainda custam caro e são complicadas para usuários leigos.
Diferentemente das webcams, que têm baixa resolução e, em média, custam menos de R$ 500, as filmadoras digitais têm preços elevados que quase sempre passam dos R$ 2.000 e exigem placas de vídeo especiais para transferir suas imagens para um PC convencional.
Além das placas de captura, é preciso utilizar softwares pagos para a transmissão -os únicos transmissores de streaming gratuitos funcionam em plataformas GNU/Linux. Ter um espaço alugado na web também é essencial, já que os provedores gratuitos não suportam grande fluxo de dados.
Para transmitir um programa semanal de entrevistas, o site TV Tudo.com (www.tvtudo.com), que é especializado no público GLS, precisou investir em um servidor pago. Além disso, precisa usar imagens de baixa resolução. "Servidores com suporte e estrutura para transmissões de qualidade cobram muito caro. Isso torna o uso da tecnologia inviável para pequenas e médias empresas. Na TV Tudo.com, por exemplo, nós compactamos o vídeo no limite da qualidade média. Não é horrível assistir, mas, ao mesmo tempo, não usamos uma qualidade melhor devido ao preço alto", afirma Fabrício Viana, webmaster do site, que, segundo ele, recebe 5.000 visitas por semana.
(JULIANO BARRETO)


Texto Anterior: Canal oferece interação 24 horas
Próximo Texto: Canal aberto: Navegador e e-mail fazem cópias backup
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.