São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uso de celular sobrecarrega motorista

especial para a Folha

Um dos grandes projetos em computação afetiva do Media Lab poderá ser muito útil no caótico trânsito paulistano: a detecção do estado emocional de motoristas.
Como o estresse do trânsito faz um mal terrível à saúde, os pesquisadores acreditam que podem minimizar os danos entendendo a resposta emocional do motorista a situações comuns. Dirigir e usar o telefone celular, por exemplo, é contra-indicado, segundo uma experiência do Media Lab.
Em um simulador de automóvel, os motoristas são solicitados a dirigir mantendo a velocidade constante, em um circuito virtual com várias curvas.
Ao mesmo tempo, os voluntários ouvem o computador contar números sequenciais e têm que fazer alguns cálculos matemáticos simples. Quando, além disso, os motoristas são solicitados a falar no telefone celular, todos os índices de rendimento e precisão caem significativamente.
Segundo os pesquisadores, falar ao telefone e dirigir ao mesmo tempo pode sobrecarregar mentalmente o motorista, que não consegue dar conta de todas as tarefas.


Texto Anterior: Toca-CDs seleciona a canção
Próximo Texto: Conheça a história do Media Lab
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.