São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA

Máquina on line administra a vida familiar

Reprodução
Protótipo mostra tela com uma das funções do Web Appliance


MARIJÔ ZILVETI
enviada especial a Santa Clara

Um aparelho ligado 24 horas à Internet e com capacidade de gerir o cotidiano da família.
Ainda em fase de desenvolvimento, esse produto está programado para chegar ao mercado até junho. Com o apelido de Web Appliance, ele poderá desempenhar o papel de administrador da família, podendo estar na sala ou na cozinha.
Com chip Celeron, da Intel, e sistema operacional "Linux", a idéia é começar a vendê-lo inicialmente na Europa com preço variando entre US$ 400 e US$ 900.
Uma das funções é colocar a família em contato. Pode ser visto como uma espécie de lugar para deixar recados na geladeira. Em uma casa totalmente conectada na Internet, 24 horas por dia, vários cômodos poderiam ter uma tela. Cada membro da família poderá ter sua senha de acesso e uma área personalizada.
Os botões na parte inferior da tela dão acesso a todos os serviços, que vão de checagem de correspondência, lista de tarefas e conexão com sites a cotações de Bolsas, toca-MP3 e telefone.
Esse produto faz parte de uma estratégia da Intel, líder mundial em chips de computadores, que quer consolidar seu nome no terreno de produtos para o consumidor final e extrapolar o mercado de chips para computadores de mesa e portáteis.
Um dos planos da empresa é o e-Home, ou seja, a Internet espalhada pela casa. Para que isso dê certo, é preciso, segundo a Intel, que o acesso seja veloz.
O Web Appliance poderá vir personalizado segundo as necessidades do consumidor de cada região -com ou sem disco rígido, por exemplo.
A Intel acredita que o produto poderá ser vendido, alugado ou, segundo a nova tendência do mercado americano, oferecido gratuitamente por empresas.


Texto Anterior: Rede
Próximo Texto: "Internet virou obsessão"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.