São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IBM lança disco rígido que grava até 75 Gbytes de dados

das agências internacionais

A IBM apresentou, na semana passada, dois novos discos rígidos que, segundo a fabricante, batem o recorde de armazenamento, incluindo um que pode armazenar mais informação que uma pilha de documentos com mais de 3,2 quilômetros.
De acordo com a IBM, o disco rígido Deskstar 75GXP para computadores de mesa armazena 75 Gbytes de dados, mais que dez vezes a capacidade média dos discos usados em micros domésticos.
Apenas um disco dos modelos apresentados pode agora armazenar o equivalente a mais de 159 CDs de áudio ou "os dados contidos numa pilha de documentos 20 vezes maior que o monumento de Washington", segundo o anúncio da IBM. O monumento tem cerca de 160 metros de altura. Vinte vezes essa altura é igual a 3,2 quilômetros.
A empresa também mostrou o Deskstar 40GV, que tem capacidade para 40 Gbytes de dados e que a IBM anuncia como tendo uma nova tecnologia de densidade de gravação. Com essa densidade, é possível gravar 14,3 bilhões de bits por polegada quadrada.
Maior densidade permite que mais informação seja gravada em menos espaço, produzindo um disco que é mais confiável, silencioso e barato.
"O comércio eletrônico está aumentando a demanda para aumento de capacidade de armazenamento de dados em computadores pessoais", disse Shiv Shivaji, diretor de marketing para discos rígidos de mesa da IBM.


Texto Anterior: "Internet virou obsessão"
Próximo Texto: Computadores: Saiba como comprar um notebook novo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.