São Paulo, quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fique atento à política de privacidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Além de problemas como usabilidade e conteúdo irrelevante, a web 2.0 pode trazer outros inconvenientes aos usuários, mesmo os que usam as melhores páginas do tipo.
A maioria dos serviços é gratuita, mas isso não significa que não exista um contrato. Ao criar uma conta no site, o internauta geralmente tem que aceitar uma licença de uso que, muitas vezes, é por demais favorável à empresa.
Em muitos casos, a empresa não se responsabiliza pela guarda do conteúdo lá colocado pelo usuário; ou seja, fotos e filmes colocados em um site podem sumir.
Outro problema é que as empresas geralmente se reservam o direito de alterar unilateralmente os termos de uso.
Com isso, um serviço gratuito pode tornar-se pago, ou um recurso antes presente no plano básico passar a constar só da modalidade paga.
Em algumas páginas, também não fica claro o que a empresa faz para resguardar a privacidade do internauta, já que, ao personalizar serviços, assistir a conteúdos e postar seus próprios trabalhos, ele pode se expor muito.
Mudanças unilaterais na forma como o site funciona também podem causar reclamações dos usuários. Foi o caso do YouTube, quando criou sites específicos para cada país.
Mesmo que o usuário brasileiro, por exemplo, possa retornar à versão norte-americana do YouTube, muita gente reclamou do fato de que não é mais possível acessar o site internacional -em que as buscas não levavam em conta a nacionalidade do usuário e dos vídeos.
O Flickr passou por problema semelhante. Quando foi lançada a versão para a Alemanha, usuários descobriram que só podiam usar a busca "segura" -em que fotos com nudez são bloqueadas.
Após alguns dias, o site disse que teve que alterar a política devido a leis locais. Mas, enquanto isso, os internautas, revoltados, publicaram imagens atacando o Flickr. (PL)


Texto Anterior: Páginas lentas e que poluem perdem pontos
Próximo Texto: Empresas brasileiras aparecem com poucos votos na enquete
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.