São Paulo, quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Alemanha, feira antecipa sucessos

THÉO AZEVEDO
ENVIADO ESPECIAL A LEIPZIG

Com a reformulação da feira norte-americana E3, que ficou muito menor e intimista, a Games Convention (GC), que hoje abre suas portas para empresários e imprensa, cresceu bastante em importância.
De amanhã a domingo, o evento, que acontece na cidade alemã de Leipzig, será aberto ao público e espera receber 200 mil pessoas. É bem verdade que o mercado de jogos se concentra entre EUA e Japão, mas o Velho Continente é a bola da vez.
A Alemanha é o segundo maior mercado de games para PC do planeta, ficando atrás apenas dos EUA.
Por isso, os títulos para computador devem aparecer em abundância no pavilhão de exposições, com direito a presenças ilustres e exclusivas, como a de Spore, projeto de Will Wright, com lançamento previsto para 2009, e que nem deu as caras na E3, no início deste ano.

Empresas
A GC também se apresenta como um ótimo local para fazer negócios: 410 expositores de 26 países ocupam uma área 28% maior em relação à edição do ano passado.
O Brasil tem um estande com a participação de quatro empresas: Overplay, Hoplon, Ludens Artis e Tec Toy Mobile. O investimento pode valer a pena: em participações anteriores, a Overplay levou o jogo Warbots e conseguiu um contrato com uma companhia dinamarquesa para produzir webgames.
Como aqui o grande astro é mesmo o público, tudo o que não se viu na E3 -estandes produzidos, música alta, telões e todo tipo de expediente para chamar a atenção- vai sobrar em Leipzig.
Mas, principalmente, games e novidades: a Sega, por exemplo, promete revelar um novo projeto no show, enquanto a Sony promove hoje uma conferência para a imprensa em seu estande.

Rivais
A rivalidade entre o PS3 e o Xbox 360, por sinal, está em alta: Devil May Cry 4, aguardado título de ação da Capcom que nasceu exclusivo para o aparelho da Sony e, posteriormente, foi anunciado para o Xbox 360, estará jogável em ambas as plataformas. É a chance de o público comparar qual deles está mais atraente.
Enquanto a E3 concentrou-se nos jogos que chegarão às lojas em 2007, a Games Convention mostrará muitos projetos previstos para os anos seguintes.
A Alemanha, aliás, ainda colhe os frutos por ter sediado a Copa do Mundo: agora, servirá de palco para a estréia da versão européia de Winning Eleven no PlayStation 3. A mesma produtora promete exibir um trailer de Metal Gear Solid 4.
A Nintendo, que preferiu não realizar uma conferência para imprensa, quer mesmo é agradar aos visitantes. Por isso, em parceria com a Tokyopop, montou um cinema para exibir animes variados durante toda a feira.
É uma estratégia interessante, pois a GC é uma feira familiar: com espaços até para acampar, o evento recebe muitas crianças, devidamente acompanhadas dos pais.

Texto Anterior: Desktop Tower Defense rendeu US$ 12 mil ao criador
Próximo Texto: Consumo: Viva-voz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.