São Paulo, quarta-feira, 22 de agosto de 2007

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consumo

Viva-voz

GUSTAVO VILLAS BOAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Globalização não combina com distância, e viagem de negócio não combina com atrasos no aeroporto. Por isso, no Brasil, cresce a procura entre empresas de todos os portes por teleconferências.
São encontros à distância, normalmente entre mais de duas pessoas, utilizando áudio ou imagens, que podem ser transmitidos pela internet, o que torna os custos menores.
"Desde o começo da crise aérea, houve um crescimento de cerca de 20% da demanda. Depois do último acidente, a procura na nossa empresa aumentou mais 30%", afirma Ami Goldman, sócio-gerente da GoldmanTec (www.goldmantec.com.br), que vende produtos e presta serviços na área de teleconferência.
"Hoje, todos os tipos de cliente procuram audioconferência, não só grandes empresas", diz Adaury Amaral, diretor da Sennart (www.sennart.com.br), que também trabalha com serviços do gênero.
Os preços dos produtos mais simples de audioconferência, de marcas como a Polycom e a Konftel, começam por volta de R$1.300 e atendem a uma sala com cerca de dez pessoas; o aparelho fica centralizado e existe a possibilidade de se usar microfones, que são levados a cada participante da conversa.
Modelos mais caros possuem facilidades como conexão Bluetooth para os microfones ou são conectados sem fio à linha telefônica. Existem, ainda, modelos para audioconferência que utilizam a tecnologia VoIP, que transmite voz pela internet. Para utilizá-lo sem sobressaltos, o ideal é uma conexão de banda larga dedicada.
Equipamentos próprios para videoconferência são bem mais caros que os de áudio. Mas existem soluções intermediárias, como o sistema PCS-TL50, da Sony. O aparelho pode ser usado como um monitor comum LCD, mas é equipado para videoconferência. Ele possui câmera, microfone e alto-falantes embutidos, e pode realizar chamadas para até seis localidades, seja por IP, por ISDN ou por DSL (diferentes vias de transmissão de dados); custa cerca de R$ 17.000.
Uma alternativa aos produtos específicos são webcams topo de linha de marcas como a Creative e a Logitech; possuem excelente imagem e algumas contam com imagem panorâmica, o que permite a visão de mais de uma pessoa. Podem servir a pequenas empresas ou a profissionais liberais. A velocidade da conexão é fundamental para que a operação, que pode ser feita pelo Skype, aconteça sem soluços e travamentos.

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