São Paulo, quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Videogames apostam nas redes on-line para formar comunidades

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

PlayStation 3, Xbox 360 e Wii têm propostas diferenciadas entre si, mas concordam em pelo menos um aspecto: a importância da rede on-line para cultivar e fidelizar as suas comunidades de jogadores. Foi o Xbox quem deu o primeiro passo, na geração anterior, com a Xbox Live, que já acumula 6 milhões de usuários.
Por incrível que pareça, para o console plugado, as partidas multijogador, não raro, ficam em segundo plano. Isso porque as redes on-line transformam o aparelho em verdadeira central multimídia de entretenimento.
Hoje a Xbox Live, que tem um plano gratuito e outro pago, com muito mais recursos (partidas on-line, por exemplo), inaugura um serviço que permite comprar filmes e seriados para baixar e armazenar no Xbox 360. "Superman - O Retorno", "Matrix", "Friends" e "Jornada nas Estrelas" são alguns dos integrantes da safra inicial, que traz mais de mil horas de entretenimento.
A seção Arcade, que vende clássicos do entretenimento eletrônico ou jogos de mecânica mais simples, por preços entre US$ 5 e US$ 10, faz sucesso: até março, 3 milhões de games, em versão demo, haviam sido baixados e, destes, 600 foram comprados.
Os games de carta, como pôquer, estão entre os preferidos, ao lado de pérolas como Pac-Man, Frogger, Street Fighter II e Doom. A adesão à Xbox Live é tão forte que, de acordo com a Microsoft, mais de 50% dos proprietários do console conectaram-se à rede.
A Sony, que viu o PlayStation 2 tratar precariamente o multijogador, decidiu, sem muita cerimônia, basear-se no modelo da Xbox Live e, para o seu console de nova geração, preparou a PlayStation Network, cujo acesso é totalmente gratuito.
Através da rede, os jogadores poderão criar suas listas de amigos, formar clãs, escolher um avatar e baixar conteúdos variados, como demos, trailers de filmes e clipes musicais. Certos conteúdos serão pagos. Será usada uma moeda virtual, adquirida via cartão de crédito ou cartões pré-pagos.
Após passar em branco com o GameCube, um console totalmente "offline", a Nintendo corrige o hiato no Wii, com uma rede que reflete a proposta de atrair todos os perfis de jogadores, oferecendo serviços como canal de notícias e de previsão de tempo.
A rede se chama WiiConnect 24 porque, como o console tem baixo consumo de energia, é possível deixá-lo online o dia inteiro, recebendo atualizações e conteúdo novo automaticamente.
Entretanto, a área que mais chamou atenção, até agora, é a Virtual Console, que vende clássicos por preços entre US$ 5 e US$ 10. Os jogos vão desde antigos sucessos para consoles como Super Nintendo e Nintendo 64, até títulos para Mega Drive e TurboGrafix-16.
A companhia confirma novamente uma de suas maiores vocações: vender antigas franquias, como Mario, Zelda e Donkey Kong, inúmeras vezes.


Texto Anterior: Com gráficos piores, Wii é o console de preço mais baixo da nova geração
Próximo Texto: Portáteis: Tocador da Microsoft encara líder iPod
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.