São Paulo, quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

portáteis

Tocador da Microsoft encara líder iPod

RIVAL DE PESO O portátil Zune será capaz de tocar vídeos, trocar músicas via rede sem fio e sintonizar estações de rádio

GLENN CHAPMAN
DA FRANCE PRESSE

O Zune (www.zune.net), tocador de arquivos multimídia da Microsoft, chega às lojas com a difícil missão de derrotar o campeão mundial no segmento, o iPod, da Apple. O aparelho tem aparência semelhante à do rival, mas aposta mais na funcionalidade do que no estilo. "Ou o Zune vai levantar vôo como um foguete ou não irá a lugar nenhum", diz o analista de mercado Rob Enderle, do Enderle Group (www.enderlegroup.com). "Não há meio-termo. O aparelho é diferente o suficiente para surpreender a Apple", completou o norte-americano. O Zune tem capacidade para armazenar 30 Gbytes de dados e custará aproximadamente US$ 250, algo equivalente aos iPods em termos de memória e de preço. A música para o aparelho será vendida pela internet, por meio do portal Zune Marketplace, mesmo sistema usado pelo aparelho da Apple, que tem a loja virtual iTunes. As semelhanças param por aí. O tocador da Microsoft tem habilidades que o concorrente só tem com a ajuda de acessórios comprados separadamente, como sintonizar estações de rádio FM e transferir músicas por conexão sem fio. "Eles possuem um produto ímpar com uma única atração diferenciadora -o compartilhamento de música", afirmou o analista Michael McGuire, da Gartner. "Acho que isso será, antes de mais nada, uma experiência social", completou o especialista. "A capacidade de comprar canções com rapidez tornou-se muito grande", completa. O ponto negativo do aparelho é que as músicas compartilhadas são apagadas do Zune de quem as baixou depois de três dias ou depois de terem sido tocadas três vezes, mesmo se apenas um trecho dessa música tiver sido reproduzido. Quem pega canções emprestadas de outros usuários tampouco consegue comprar instantaneamente as músicas por meio da conexão sem fio com a internet. O Zune tem um revestimento emborrachado e tela com boa resolução para a visualização de vídeos.


Tradução de RODRIGO CAMPOS CASTRO


Texto Anterior: Videogames apostam nas redes on-line para formar comunidades
Próximo Texto: Nem tanto ao céu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.