São Paulo, quarta-feira, 23 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sites mostram documentários e programas

DA REPORTAGEM LOCAL

Além dos filmes, a internet também é meio para a distribuição de documentários, eventos esportivos e programas de TV. No site da emissora pública norte-americana PBS (www.pbs.org/wgbh/pages/frontline/view/), por exemplo, é possível assistir a 36 episódios da série de documentários "Frontline", que traz reportagens investigativas. Entre os episódios mais interessantes estão "The Way The Music Died" e "Cyber War!", sobre música digital e segurança de redes.
Os programas podem ser vistos na íntegra, mas, para facilitar a transmissão, que é feita por streaming (sem download prévio), eles foram divididos em capítulos.
O site do tradicional programa jornalístico "60 Minutes" (www.cbsnews.com/sections/60minutes/main3415.shtml), da rede americana CBS, traz poucos vídeos, mas oferece transcrições parciais de alguns episódios.
Já a página independente MV Group (www.mvgroup.org) é rica em arquivos para download: com uma seleção da emissora inglesa BBC, oferece títulos sobre ciência e política.
Alguns dos vídeos listados nessa página podem ser baixados com o programa BitSpirit (www.soft32.com/download_16618.html), mas outros exigem a instalação do eDonkey (www.edonkey2000.com/downloads.html).
Nos dois casos, é fundamental que o usuário tenha uma conexão de banda larga, pois o tamanho de cada arquivo pode superar 300 Mbytes. Também é preciso se cadastrar no site fornecendo um endereço de e-mail.
Os vídeos do MV Group foram copiados pelos criadores do site, o que, em tese, pode ser considerado ilegal. Mas, como a BBC anunciou recentemente a intenção de colocar toda a sua programação jornalística na rede, e como o MV Group não recebeu ações judiciais, a postura da emissora pode ser considerada tolerante.
O mesmo vale para os sites Suprnova (www.suprnova.org) e TvTorrents.com (www.tvtorrents.com), que funcionam em conjunto com o programa BitSpirit e oferecem seções especializadas em programas de TV.
Se você estiver procurando um show e não encontrá-lo nessas páginas, uma opção é buscá-lo no isoHunt (isohunt.com), que freqüentemente sai do ar, mas possui uma ferramenta de pesquisa compatível com vários sites de download de vídeos.


Texto Anterior: Provedor brasileiro comercializa vídeos
Próximo Texto: Disney já testa sistema nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.