São Paulo, quarta-feira, 23 de junho de 2004

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Disney já testa sistema nos EUA

DA REUTERS

A Disney pretende competir no mercado de aluguel de filmes por meio de um serviço chamado Moviebeam. Segundo executivos da empresa, o Moviebeam, que usa um disco rígido conectado a um televisor para armazenar e exibir vídeos, é o primeiro passo da Disney em direção a esse mercado. A diferença é que, em vez de dividir a receita com os lojistas que atualmente comercializam seus DVDs e vídeos, a Disney ficaria com toda a renda.
O Moviebeam é um sintonizador parecido com os utilizados na TV por assinatura. Seu disco guarda até cem filmes, que são recebidos por uma antena. O usuário paga de US$ 6,99 a US$ 8,99 mensais para alugar o aparelho e mais US$ 1,99 a US$ 3,99 a cada filme baixado (o prazo para assistir ao arquivo é 24 horas).
Em setembro, a Disney começou a testar o serviço em três cidades dos EUA: Salt Lake City, em Utah, Jacksonville, na Flórida, e Spokane, em Washington. Três outras cidades receberão o serviço nos próximos meses; se ele obtiver sucesso, será expandido para outros mercados em 2005. A empresa não afirma quantos usuários o Moviebeam atualmente tem nem quais serão as próximas cidades. O Moviebeam pode ser adquirido em lojas de produtos eletrônicos nos EUA, como a Circuit City e a Best Buy.
Para os usuários, a principal vantagem do serviço é a possibilidade de ver os filmes diretamente num televisor, sem precisar de um PC com conexão à internet. Para a Disney, um fator importante é o baixo custo de implantação do Moviebeam -US$ 250 mil por cidade, ou US$ 50 milhões para cobrir os principais centros norte-americanos-, que é determinado pelo fato de o sistema empregar redes de TV comum para transmitir os dados digitais. De acordo com a empresa, o Moviebeam precisaria ter 2 milhões de assinantes para se viabilizar economicamente.


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