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Disney já testa sistema nos EUA
DA REUTERS
A Disney pretende competir no
mercado de aluguel de filmes por
meio de um serviço chamado
Moviebeam. Segundo executivos
da empresa, o Moviebeam, que
usa um disco rígido conectado a
um televisor para armazenar e
exibir vídeos, é o primeiro passo
da Disney em direção a esse mercado. A diferença é que, em vez de
dividir a receita com os lojistas
que atualmente comercializam
seus DVDs e vídeos, a Disney ficaria com toda a renda.
O Moviebeam é um sintonizador parecido com os utilizados na
TV por assinatura. Seu disco
guarda até cem filmes, que são recebidos por uma antena. O usuário paga de US$ 6,99 a US$ 8,99
mensais para alugar o aparelho e
mais US$ 1,99 a US$ 3,99 a cada
filme baixado (o prazo para assistir ao arquivo é 24 horas).
Em setembro, a Disney começou a testar o serviço em três cidades dos EUA: Salt Lake City, em
Utah, Jacksonville, na Flórida, e
Spokane, em Washington. Três
outras cidades receberão o serviço nos próximos meses; se ele obtiver sucesso, será expandido para
outros mercados em 2005. A empresa não afirma quantos usuários o Moviebeam atualmente
tem nem quais serão as próximas
cidades. O Moviebeam pode ser
adquirido em lojas de produtos
eletrônicos nos EUA, como a
Circuit City e a Best Buy.
Para os usuários, a principal
vantagem do serviço é a possibilidade de ver os filmes diretamente
num televisor, sem precisar de
um PC com conexão à internet.
Para a Disney, um fator importante é o baixo custo de implantação do Moviebeam -US$ 250
mil por cidade, ou US$ 50 milhões
para cobrir os principais centros
norte-americanos-, que é determinado pelo fato de o sistema
empregar redes de TV comum
para transmitir os dados digitais.
De acordo com a empresa, o Moviebeam precisaria ter 2 milhões
de assinantes para se viabilizar
economicamente.
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