São Paulo, Quarta-feira, 23 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ache músicos que não aderiram à rede

da Reportagem Local
free-lance para a Folha

Você entra no site de busca, digita o nome do músico favorito, e nada de página oficial.
Sem pânico. É possível encontrar conteúdo sobre muitos dos que ainda não aderiram à rede. Nada muito sofisticado -sites dedicados à MPB reúnem páginas com letras e dados genéricos, mas há sites bem fornidos feitos por fãs.
Milton Nascimento, Djavan, Lenine (que tem até música falando de Internet no CD "O Dia em que Faremos Contato"), Maria Bethânia, Aldir Blanc e a família Caymmi estão entre os ausentes. Outros, como Adriana Calcanhoto (www.adrianacalcanhoto.com.br), têm site em construção. O não-oficial, com música em MP3, já é bom. Fica no endereço www.triang.com.br/adrianacalcanhoto.
Para quem toca violão, centenas de letras cifradas de muitos artistas estão no WebNet (www.cambui.com.br/MPBNet). Um exemplo é a música de Dorival Caymmi, com poema de Jorge Amado, "Alegre Menina".
Em www.geocities.com/nempb o mote é a música nordestina e a nova MPB. Mas vem cheio de notícias breves e atualizadas sobre os músicos, as obras e as agendas de shows de MPB em geral.
Para ter uma idéia do conteúdo, clique em Acessos. Há uma página dedicada à percussão, links para páginas não-oficiais dos artistas, fotos e um pequeno e bem-humorado glossário.
Não desista de procurar. No Cadê? (www.cade.com.br), vá para Cultura e Artistas ou MPB. Você encontra listas de endereços.
Não deixe de ver os sites de fãs. Sem segundas intenções, informam, compartilham o gosto e homenageiam o ídolo. Um exemplo: Djavanear (listen.to/djavan).


Texto Anterior: Ouça as novas vozes do Brasil
Próximo Texto: Entenda os direitos autorais na Internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.