São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Páginas discutem voto eletrônico

DA REPORTAGEM LOCAL

O sistema de votação eletrônica, que nas eleições deste ano envolveu 406 mil urnas, é objeto de discussão acalorada na internet.
O site mais relevante é o www.votoseguro.org, organizado pelo engenheiro Amilcar Brunazo, um crítico da infra-estrutura adotada pelo TSE.
Se você não acompanha a discussão, mas deseja se inteirar, clique no item Jornal do Voto-E, que dá acesso a uma grande coleção de reportagens sobre o assunto. Em seguida, leia a seção Resumo, que aponta os "principais defeitos do sistema eleitoral informatizado brasileiro" e propõe soluções.
Internautas interessados na segurança das urnas brasileiras podem baixar gratuitamente o livro "Burla Eletrônica" (www.pdt.org.br/diversos/BurlaEletronica.pdf), que é um compêndio de artigos escritos por Brunazo e outros autores. Para abrir o arquivo, é preciso ter o programa Acrobat Reader instalado (o soft é gratuito e está em www.adobe.com.br).
A defesa do TSE, que se baseia em um relatório da Unicamp, está em www.tse.gov.br/servicos/download/relfinal.pdf.

Internacional
Depois de ler os textos referentes ao Brasil, não deixe de acessar a página http://lorrie.cranor.org/voting/hotlist.html, que traz dezenas de links referentes ao voto eletrônico no exterior.
Por fim, vale visitar o site da empresa Election.com (www.election.com), que organizou algumas votações eletrônicas nos EUA e na Inglaterra. (BG)



Texto Anterior: Saiba instalar o programa do TSE
Próximo Texto: Veja história do voto feminino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.