São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja história do voto feminino

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Com tantas mulheres envolvidas na política atualmente, fica difícil imaginar que neste ano comemoram-se apenas 70 anos do reconhecimento do direito da mulher a votar. No Brasil, as mulheres foram às urnas em 1932, 12 anos depois das americanas, mas antes das francesas, que conquistaram o direito ao pleito em 1944.
Para conhecer essa história, que começou no Rio Grande do Norte, vá a www.elasporelasnapolitica.hpg.ig.com.br/votofeminino.htm e veja como se deu essa luta.
A conquista do voto feminino no mundo é cheia de personagens marcantes, como Susan B. Anthony. A história de sua vida e de outras mulheres que lutaram pelo direito de votar está em http://womenshistory.about.com/cs/suffrage. No site www. susanbanthonyhouse.org, o internauta conhece ainda mais a vida dessa sufragista que abraçou diversas causas durante a vida.
A página www.mith2.umd.edu/WomensStudies/
ReadingRoom/History/Vote.html
reúne biografia de outras mulheres envolvidas na luta pelo voto e de alguns homens que combateram ao lado delas.
Um banco de dados visuais está disponível para quem quiser ver imagens dessa história em http://memory.loc.gov/ammem/vfwhtml/vfwhome.html. Entre os itens da coleção, há cartazes, cartuns e retratos de mulheres que lideraram a luta pelo sufrágio universal. (HHL)


Texto Anterior: Páginas discutem voto eletrônico
Próximo Texto: Lutas são resolvidas com eleições
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.