São Paulo, quarta-feira, 23 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lutas são resolvidas com eleições

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os eleitores, preocupados em escolher um candidato, mal têm tempo de refletir o quanto de história existe por trás do voto.
Em alguns episódios históricos, o voto alterou os rumos ou confirmou uma vontade popular. Um desses momentos foi o período dos primeiros meses da Revolução Russa, em que o país ficou sob dois poderes, o de um governo provisório, oficial, e o dos sovietes, não-oficial. Para conhecer essa etapa da revolução, entre em www.terra.com.br/voltaire/mundo/revrussa.htm.
Outro marco na história do voto é a trajetória do partido sul-africano Congresso Nacional Africano. Durante anos, o partido foi considerado ilegal. Seu líder, Nelson Mandela, foi condenado à prisão perpétua, e, depois de 27 anos, eleito presidente pelo voto do povo. A história do país e do partido estão em www.mulheresnegras.org/afrisul.html ou em www.anc.org.za.
O Chile também deve ser lembrado. Salvador Allende, eleito pelos votos do povo, sofreu um golpe de Estado e foi morto. Detalhes da eleição de Allende e do golpe podem ser encontrados em www.stormpages.com/marting/biografaallende.htm. O museu em memória a ele está em www.mssa.cl/fundacion/index.html.
O Timor Leste aumenta a lista:para acompanhar a história da recente república democrática, que passou por plebiscito em 1999, entre em www.gov.east-timor.org. (HHL)



Texto Anterior: Veja história do voto feminino
Próximo Texto: Imagem Digital: Site imprime fotos transmitidas via rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.