São Paulo, quarta-feira, 24 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CEBIT 2004

Câmeras vêm com resolução muito maior, lentes de qualidade superior e capacidade de gravar videoclipes com som

Digital ganha recursos mais sofisticados

Marijô Zilveti/Folha Imagem
Câmera de 8 Mpixels da Olympus, que cria videoclipes sem som


DA ENVIADA ESPECIAL A HANOVER

Câmeras digitais capazes de produzir imagens com qualidade para impressão em tamanhos maiores que uma folha de papel sulfite estão na CeBIT.
A Olympus, por exemplo, mostra a Camedia C-8080, que é voltada para o público profissional e será vendida a uma média de 1.099 no mercado europeu. É uma máquina de resolução de 8 Mpixels, munida de uma lente de 28-140mm e zoom óptico de 5x. O visor de cristal líquido pode ser movido em vários ângulos para facilitar a obtenção de imagens. Com cartão de memória de 512 Mbytes, permite gravar videoclipes (sem som) de resolução de 160x120 pontos. No próximo mês, a empresa promete colocar nas lojas européias a Camedia C-60 Zoom por 499. É um aparelho mais compacto, com resolução de 6,1 Mpixels e capacidade para gravação de videoclipes com áudio.
A Kodak apresentou a DX 7630, modelo já anunciado nos EUA, com resolução de 6 Mpixels.
Para cópias de 10x15 cm, as câmeras com 3 Mpixels são suficientes. Aparelhos com resolução maior podem ser úteis caso o fotógrafo queira editar a imagem e cortar um trecho para imprimir o resultado editado, por exemplo.
A Panasonic anuncia câmeras coloridas (em vermelho ou azul) de 3 e 4 Mpixels para quem exige leveza: os modelos pesam 160 g. Para quem deseja máquina mais robusta, a empresa apresenta em seu estande a Lumia DMC-FZ 10, de 4 Mpixels com zoom óptico de 12x. Trata-se de um equipamento com lente da Leica, que promete melhor nitidez na obtenção da imagem.

Impressão em quiosques
O usuário que preferir economizar tinta e papel de sua impressora para fazer cópias fotográficas já encontra em lojas de conveniência quiosques que oferecem fotos de 12x15 cm a 0,50.
A Fuji, a Kodak e a Mitsubishi criaram quiosques em que o usuário de celular com câmera embutida encosta seu aparelho no totem e transmite por sistema infravermelho ou Bluetooth a foto que quer imprimir.
Se tirar o cartão de memória de sua câmera digital (tipo SD, Compact Flash e MMC, entre outros), também vai poder fazer cópias. Dependendo do quiosque, é possível imprimir fotos a partir de um CD, disco Zip ou disquete. (MARIJÔ ZILVETI)


Texto Anterior: Foto de celular fica melhor para impressão
Próximo Texto: Monitor fica mais elegante e vai à sala
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.