São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Máquina usa energia solar

DO "THE NEW YORK TIMES"

O equipamento da Friendly Robotics não é o único cortador de grama robótico do mercado. A sueca Husqvarna produz duas máquinas semelhantes, incluindo uma que é movida por energia solar. Chamados Auto Mower e Solar Mower, esses robôs custam US$ 1.999 e US$ 3.000, respectivamente.
Tanto o Robomow quanto os robôs da Husqvarna parecem aspiradores de pó sem tubos ou qualquer outra coisa pendurada.
O Robomow RL-500 pesa 32 kg, incluindo as baterias, enquanto o Solar Mower da Husqvarna pesa pouco mais de 7 kg. O Robomow apara primeiro o perímetro e depois faz um ziguezague para cortar o centro do gramado. Já o Solar Mower e o Auto Mower se viram cada vez que encontram o perímetro, cortando feixes de grama de forma angular, em um ziguezague constante.
Ambos precisam da orientação do fio instalado ao redor do jardim, que fica enterrado a alguns centímetros da superfície e faz com que usuário não corra o risco de ter de buscar o robô no jardim do vizinho.



Texto Anterior: Jardim do futuro: Robôs já cortam a grama sozinhos
Próximo Texto: Avaliação: Novo toca-MP3 tem bom custo/benefício
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.