São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVALIAÇÃO
Equipamento vem com 32 Mbytes de memória, armazena cerca de 30 minutos de música e permite expansão
Novo toca-MP3 tem bom custo/benefício

ARMANDO FORTUNA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os toca-MP3 equivalem à revolução que o walkman provocou no início dos anos 80.
A utilização de músicas codificadas no formato MP3 vem crescendo rapidamente, estimulada, em parte, pela tecnologia disponível para tocar essas músicas em qualquer lugar. O tocador Dap, da Daewoo, é um exemplo.
O MP3 é uma técnica de compactação de arquivos musicais. As músicas em MP3 têm tamanho cerca de 90% menor do que se fossem armazenadas em outros formatos, como o wave (arquivos WAV). O formato MP3 se tornou popular por permitir o armazenamento de músicas com boa qualidade em arquivos pequenos (cerca de 1 Mbyte para cada minuto de música).

Fácil utilização
O Dap é um tocador (player) de arquivos armazenados em formato MP3. Sua operação é fácil e idêntica à de um toca-CDs portátil, sem os inconvenientes saltos na música reproduzida quando a unidade leva um tranco. O botão de modo permite selecionar reprodução normal (em sequência) das músicas, reprodução contínua de uma ou mais faixas ou reprodução aleatória.
Nesta última, a unidade escolhe, aleatoriamente, qual faixa será tocada. O Dap é extremamente leve (70 g), pouco menor do que um maço de cigarros e reproduz músicas com qualidade.
Seus 32 Mbytes de memória são suficientes para 30 minutos de músicas MP3 compactadas a 128 Kbps, a taxa mais comum. Adquirindo um cartão de armazenamento, é possível aumentar a memória do Dap para 64 Mbytes.



Texto Anterior: Máquina usa energia solar
Próximo Texto: Preço é um dos mais baixos do mercado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.