São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOFTWARE
Saiba usar programas que gravam som para ouvir na Internet
Músicas de CDs podem ser gravadas em MP3

ALEXANDRE VERSIGNASSI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Transferir músicas de um CD para o disco rígido de seu micro é uma tarefa que pode ser realizada de diversas maneiras. Afinal, há uma série de programas que fazem essa ponte. Os mais populares e fáceis de usar são o "RealJukebox" e o "MusicMatch", que são oferecidos gratuitamente na rede.
Enquanto a maioria dos programas somente grava em WAV (extensão para arquivos de som do "Windows") e necessita de outro software para codificar os arquivos no formato MP3 (dez vezes mais compacto), esses dois programas realizam ambas as tarefas de uma só vez.
Para trabalhar com essas ferramentas, o primeiro passo é buscá-las na rede. Para isso, um dos endereços mais indicados é o www.mp3.com, que tem uma navegação amigável. Os programas poderão ser encontrados na seção MP3 Software.
Depois de fazer o download, instalar e abrir o programa que você escolheu, basta inserir o disco de áudio no drive de CD e esperar até ver as músicas indicadas na interface de gravação.
Se o micro estiver conectado à Internet, tanto o "MusicMatch" como o "RealJukebox" consultarão os servidores do CDDB (sigla do serviço Base de Dados de CDs).
O programa manda a quantidade e a duração das músicas para o CDDB, que, se reconhecer os dados, dá o nome do álbum, do artista e das faixas. Tudo aparecerá automaticamente em seu monitor, mesmo se o seu CD for uma cópia ilegal.
Se o disco não estiver nesse banco de dados, o que é muito comum no caso de CDs de artistas brasileiros, não há problema. Mas é você quem terá de digitar o nome das músicas.
Logo que tudo estiver nomeado, é só clicar na faixa escolhida e apertar o botão de gravação. No "RealJukebox", ele está no painel principal do programa. Cuidado: no "MusicMatch", há dois botões com o nome REC. O correto é o que fica na caixa Recorder, já que a função do outro é apenas abrir a área de gravação.
Depois que suas músicas estiverem copiadas, elas poderão ser ouvidas no mesmo programa utilizado para gravá-las. Mas você pode exportá-las para arquivos pessoais.
Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse sobre uma das faixas e selecione o item Export, no caso do "MusicMatch", ou Mover, se estiver usando o "RealJukebox". O ideal é enviar as músicas para softwares com mais recursos para tocá-las. Hoje, os mais conceituados são o "Sonique" e o "Winamp", que também podem ser baixados gratuitamente na página da MP3.com.



Texto Anterior: Indústria compra briga com sites
Próximo Texto: Microsoft aprimora soft tocador de MP3
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.