São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA DIGITAL
Conheça a nova versão do "Windows Media Player", que permite ouvir músicas e ver vídeos no micro
Microsoft aprimora soft tocador de MP3

Reprodução
O "Windows Media Player" com um arquivo de "pele", recurso que altera aparência do programa


BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Embora tenha sido lançada sem nenhum estardalhaço pela Microsoft, a versão 7.0 do "Windows Media Player" -programa que reproduz sons e vídeos no PC- é um projeto bastante ambicioso.
O programa, que fará parte do "WindowsMe", próxima versão do sistema operacional "Windows", inclui muitos recursos para tocar músicas guardadas no micro ou captar transmissões de áudio e vídeo na Internet ("streaming").
O arquivo de instalação tem 7,1 Mbytes e pode ser copiado em www.microsoft.com/windows/windowsmedia/en/software/Playerv7.asp. O programa está em inglês e só funciona com os sistemas operacionais "Windows 98", "98SE" ou "2000". Quem utiliza o navegador "Netscape" e pretende instalar o "Windows Media Player" precisa fazer o download de um arquivo adaptador de 290 Kbytes, que está disponível no mesmo endereço.
O usuário tem a opção de aplicar diversas "peles" ("skins"), arquivos que alteram a aparência do programa. O pacote de instalação já traz sete "skins", mas é possível obter mais delas na Internet. Para trocar as "peles", clique no botão "Choose Skin".
A Folha testou a nova versão do "Windows Media Player" em um micro com processador Pentium III de 450 MHz, sistema operacional "Windows 2000" e 62 Mbytes de memória RAM. O programa chegou a consumir mais de 15 Mbytes da memória RAM e 53% da potência do microprocessador. Em comparação, o "RealPlayer" precisou de apenas 9,5 Mbytes da memória e menos de 10% do processador.
Isso significa que o "Windows Media Player" não funcionará bem em PCs com pouca potência, podendo causar lentidão e travamentos. O problema pode ser atribuído ao fato de o programa ainda estar em versão de testes.
É possível fazer o "Windows Media Player" consumir menos recursos do PC: basta desligar as visualizações, recurso que produz imagens que se modificam ao ritmo da música que está sendo tocada. Para fazer isso, clique em "View", "Now Playing Tools" e desmarque o item "Show Visualizations".
O programa traz 27 visualizações, mas o usuário poderá encontrar mais delas no site da Microsoft.
A nova versão do "Windows Media Player" também inclui uma excelente ferramenta de pesquisa para encontrar emissoras de rádio na Internet: o usuário pode definir a busca por país, idioma, estilo musical, velocidade de transmissão ou palavra-chave.


Texto Anterior: Músicas de CDs podem ser gravadas em MP3
Próximo Texto: Programa permite copiar CDs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.