São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"RealPlayer" ainda é o mais usado por internautas

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar dos esforços da Microsoft para difundir seu "Windows Media Player", a RealNetworks ainda detém a supremacia do "streaming" na rede: a maioria dos sites que oferecem vídeos e músicas só é compatível com o "RealPlayer".
Para assistir a essas transmissões, a melhor opção é instalar o programa "RealJukebox", que grava músicas e ainda traz o "RealPlayer" incluído. No endereço www.real.com/jukebox, é possível obter uma cópia do programa em português (7,25 Mbytes). Mas atenção: o site tenta induzir o internauta a copiar o "RealJukebox Plus" (link com grande destaque), que custa US$ 30. Para obter a versão gratuita, clique em "RealJukebox Basic".
O "RealJukebox" restringe a liberdade do usuário na hora de copiar músicas. É possível transformar arquivos para o formato MP3, mas a taxa máxima de conversão é de 96 Kbps. Para alcançar um nível razoável de qualidade sonora, os arquivos MP3 precisam ser codificados a pelo menos 128 Kbps.
Também é possível fazer cópias para arquivos do tipo RMX, que não podem ser ouvidos em outros computadores. Para escolher qual tipo de arquivo utilizar nas gravações, clique em Opções, Preferências e selecione Opções de codificação.
O "RealJukebox" fica funcionando mesmo quando não está sendo utilizado. Para evitar esse desperdício, clique com o botão direito do mouse no ícone do programa (diagonal inferior direita da tela) e escolha a opção Desativar o StartCenter.
A RealNetworks anunciou uma nova versão do programa, com algumas modificações. Ela já está disponível no site da empresa.


Texto Anterior: Programa permite copiar CDs
Próximo Texto: Endereços on line
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.