São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa permite copiar CDs

DA REPORTAGEM LOCAL

Além de receber transmissões de áudio e vídeo e tocar arquivos MP3, o "Windows Media Player" também dá ao usuário a possibilidade de copiar CDs de música, funcionando como "ripper" (programa que transfere músicas de CDs para o micro).
Para tentar evitar a cópia ilegal de arquivos, a Microsoft impôs uma grande limitação ao programa: só é possível converter as músicas para arquivos do tipo WMA ("Windows Media Audio"), que só podem ser abertos no mesmo computador em que foram gerados.
Isso significa que os arquivos WMA não podem ser ouvidos por outros internautas, impedindo a pirataria musical. Os arquivos desse tipo fornecem boa qualidade sonora e são até 40% menores do que arquivos MP3.
Com a batalha judicial que envolve a distribuição de música na Internet, a Microsoft decidiu incluir uma série de recursos no programa para identificar cada usuário. Essas funções podem ser perigosas, porque anulam a privacidade do usuário na rede - qualquer site poderá ter acesso a suas preferências musicais.
Para desativar o monitoramento, clique em "Tools" e selecione "Options". Depois, desmarque os itens "Allow Internet sites to uniquely identify your player" e "Attempt to automatically acquire licenses". Também é preciso clicar em "Media Library" e escolher a opção "No rights" nos quadros "Internet site rights" e "Other application access rights".
Os sites e a Microsoft também podem descobrir quais CDs de música você ouve no micro. Se você quiser evitar que isso aconteça, clique no menu "File" e assinale o item "Work Offline". O procedimento precisa ser repetido cada vez que o "Windows Media Player" for utilizado.


Texto Anterior: Microsoft aprimora soft tocador de MP3
Próximo Texto: "RealPlayer" ainda é o mais usado por internautas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.