São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVENTO
Feira de educação apresenta novos sistemas de rede e realidade virtual
Educar 2000 une ensino e tecnologias de ponta

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Começa hoje, em São Paulo, a sétima edição da feira Educar, evento voltado à apresentação de produtos e serviços educativos que traz uma série de novidades ligadas à tecnologia.
Lá estarão sendo apresentados de CD-ROMs a salas de aula totalmente informatizadas, passando por novas páginas na rede.
É o caso do "Vestibular 24h". Feito para tornar a vida dos vestibulandos menos tensa, o site trará as datas das inscrições e provas das principais faculdades, simulados on line e professores de plantão para tirar dúvidas. O serviço custa R$ 15 mensais e fará parte do conteúdo do site www.escola24h.com.br.
Alguns dos destaques em CD-ROM estarão no estande da Interactive, empresa que comercializa software e hardware para educação. Estará sendo lançado, por exemplo, o programa "Starry Night Backyard Academic", que traz informações sobre corpos celestes e mapas que indicam a disposição das estrelas quando vistas de diferentes partes do mundo.
Lá, também estará exposto o CD-ROM "3D World Atlas", com imagens de satélite que, digitalizadas em três dimensões, mostram a superfície da Terra com seus relevos naturais.

Salas de aula plugadas
Está sendo mostrado na feira um sistema de rede que permite ao professor comandar os micros de seus alunos à distância. Além de simplesmente monitorar, ele possibilita intervir nos computadores para que sejam feitas demonstrações.
Já a rede de escolas COC estará mostrando como funcionam suas "salas de realidade virtual".
Nelas, cada um dos alunos recebe um visor que transmite imagens tridimensionais. O equipamento permite que se viaje pelo interior de uma célula, por exemplo, de forma mais imersiva do que seria se o filme estivesse em um vídeo comum.
A mesma instituição também estará expondo um modelo de sala de aula no qual cada uma das carteiras conta com um micro ligado à rede. Mas não é só no ensino convencional que a informática está presente. Entre suas aplicações no setor didático, há curso de programação para deficientes visuais, que será apresentado pela Fundação Bradesco.
A tecnologia utilizada nesse curso vem sendo desenvolvida e aplicada nas escolas da Fundação desde 1998. Trata-se de um sintetizador de voz que indica quais comandos estão sendo utilizados. O sistema também permite que os cegos acessem suas contas correntes no site do Bradesco.
A Educar também terá uma série de palestras sobre o uso da informática na educação.
A feira acontece até o dia 27, das 8h às 20h, no Anhembi. A entrada custa R$ 5.

Onde encontrar - Educar - tel. 0800 13-6070 (ALEXANDRE VERSIGNASSI)



Texto Anterior: Endereços on line
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Aprenda a criar pastas para organizar o "Outlook Express"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.