São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 2005

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COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Oficialmente, quatro MMOGs disputam a atenção dos jogadores brasileiros. Por enquanto, quem está se saindo melhor é Ragnarök Online, que mistura mitologia nórdica com toques orientais.
Periodicamente, o jogo ganha novos episódios. Os próximos, Amatsu e Kunlun, previstos para outubro, permitirão o casamento entre jogadores e adicionarão duas cidades.
Mas a supremacia de Ragnarök Online, que já foi visto por meio milhão de brasileiros, pode ser ameaçada pelo conterrâneo coreano Priston Tale, que será lançado no Brasil até o final deste ano. O visual em 3D e os diferentes ângulos de câmera estão entre os seus predicados.
Pelo lado brasileiro, Erinia tem nas lendas, mitos e no folclore nacional seu principal diferencial. É possível fazer macumbas contra outros jogadores, ir a uma sessão de descarrego e até enfrentar sacis e homens-do-saco, duas das ameaças que perambulam pelos cenários.
Já Taikodom, ainda não lançado comercialmente, é ambientado em cenários espaciais. Nele, o jogador assume uma nave espacial e pode virar patrulheiro, pirata ou transportador de cargas.
Meteorus (meteourus.uol.com.br) também utiliza temática espacial, mas é jogado via texto, envolvendo muitas alianças e politicagem. O objetivo, para variar, é se tornar o maioral da galáxia.

Consumistas
Outra modalidade que vem encontrando mercado no Brasil é a dos jogos consumistas: assim como os MMOGs, eles só funcionam on-line, mas suas partidas são baseadas em rounds rápidos e com número limitado de usuários. Não é necessário pagar para jogá-los: são cobrados apenas as armas e os acessórios que o jogador quiser comprar -por isso o termo consumista. Veja a seguir alguns deles.
Gunbound (www.gbound.com.br), baseado em uma guerra entre veículos de diferentes características, já foi experimentado por 1 milhão de brasileiros.
Estimulada pelos bons resultados, a Ongame, empresa responsável pelo jogo no Brasil, está importando da Coréia do Sul o game de tiro em primeira pessoa Pang Online (www.pangonline.com.br).
PangYa (www.pangya.com.br), por sua vez, é um jogo casual de golfe que chegará ao mercado brasileiro até o final de 2005. Como os demais, tem visual animado, vivo e colorido. (TA)


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