São Paulo, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema conecta acessórios sem fios

DO ENVIADO ESPECIAL

A demonstração da tecnologia Wireless USB foi um destaque do Intel Developer Forum. Ela serve para conectar ao micro periféricos sem fios a uma distância de até dez metros. Já existem tecnologias similares, como a bluetooth, mas a Wireless USB tem a velocidade de transmissão como diferencial: 480 Mbps, o suficiente para ligar acessórios que transferem muitos dados, como câmera de vídeo e disco rígido externo. O lançamento foi prometido para janeiro de 2005.
A tecnologia Centrino, que vem embutida em notebooks e serve para acessar redes sem fios, também ganhou uma aceleração. Os portáteis com a nova Centrino, que serão lançados no próximo trimestre, acessarão redes Wi-Fi 802.11a e 802.11g (cinco vezes mais rápidas do que o padrão 802.11b, único aceito pelos modelos atuais).
A Intel voltou a mostrar os computadores BTX (Balanced Technology Extended), que são ultracompactos -têm um terço do tamanho de um PC comum. Os micros BTX não serão fabricados pela Intel, que apenas definiu o padrão para outras empresas. Os BTX copiam os micros ultracompactos das marcas Shuttle (us.shuttle.com) e Creative (www.slixpc.com).
Além de exibir um PC conceitual que se destina à sala de estar, a Intel mostrou sua versão da tecnologia Liquid Crystal on Silicon (LCoS), que permitirá, segundo a empresa, a fabricação de televisores digitais de 60 polegadas por menos de US$ 2.000 (atualmente, TVs similares que usam essa tecnologia custam mais de US$ 5.000 nos Estados Unidos). (BG)


Texto Anterior: Tecnologia: Processador Pentium 4 terá versão de 64 bits
Próximo Texto: Protótipo traz telefone digital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.