São Paulo, Quarta-feira, 25 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de eletricidade é a principal ameaça

da Reportagem Local

Para o governo federal, a situação do país em relação a possíveis falhas provocadas pelo bug do milênio é relativamente tranquila.
"Se houver problemas, eles podem ser localizados nas áreas de saúde e de energia elétrica", disse Marcos Osório de Almeida, da comissão federal que estuda o problema, em reunião promovida pelo Banco Mundial, há duas semanas, para analisar a questão no Brasil.
Máquinas de quimioterapia, por exemplo, podem ficar desreguladas. E pode faltar luz em algumas cidades ou em regiões de áreas metropolitanas.
"É preciso mobilizar a sociedade para que ela se conscientize do problema e se proteja de seus efeitos", disse Jorge Luiz de Castro, secretário executivo do Programa Ano 2000, que também participou do encontro.
Para fazer um levantamento e explicar o que é o bug do milênio, o governo estadual realizou encontro com 695 prefeitos do Estado de São Paulo, na semana passada. Segundo Castro, o encontro serviu para conscientizar as cidades do problema e identificar o que pode acontecer.
Castro disse que algumas cidades ainda não enviaram informações sobre o nível de compatibilidade com o bug. Ao ser indagado se a falta de informação significa que possa haver problemas com falta de energia, Castro afirmou que "é possível que haja problemas isolados de curta duração".
Almeida afirmou que não acredita em catástrofes nos aeroportos. "Pode haver falhas localizadas no fornecimento de energia, mas todos estão envolvidos elaborando planos de contingência."
Segundo levantamentos do governo federal, as usinas de Angra e Furnas estão preparadas e adequadas para operar com a virada do ano. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) está coordenando esforços das empresas de telecomunicação pelo Fórum de Telecomunicações.
A Telefônica, por exemplo, já realizou simulações em suas centrais. Todos os sistemas passaram pelo teste. A prova dos nove em todos os setores se dá no dia 31 de dezembro à meia-noite.


Texto Anterior: Sites oferecem orientação
Próximo Texto: Prevenção evita problemas no micro de casa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.