São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gemstar compra editora virtual franco-brasileira

DO ENVIADO A FRANKFURT

No começo deste ano, a editora do prestigiado site cultural Salon.com, Laura Miller, decidiu experimentar pela primeira vez um e-book.
Em artigo cuja tradução foi publicada pela Folha, a veterana jornalista da área de livros fez comentários elogiosos ao novo suporte editorial.
Em uma das passagens, ela dizia: "Os títulos disponíveis incluem favoritos que já pertencem ao domínio público, como "Jane Eyre" e "Frankenstein", ao lado de outros mais obscuros, que refletem os gostos idiossincráticos dos membros da comunidade (por alguma razão, esse é o lugar certo para quem lê em português)".
Por trás dessa "alguma razão" está Bruno de Sá Moreira, um jovem franco-brasileiro que deixou a tradicional editora francesa Flammarion para abrir a 00h00.com.
"Zero Hora" foi a primeira editora eletrônica da França, e abriu um braço para livros em português.
Quando Sá Moreira lançou esse seu projeto, na Feira de Frankfurt de 1998, os livrinhos amarelos que distribuía com os objetivos de sua editora virtual eram recebidos com desconfiança.
Nesta edição da feira alemã, ele circulava sorridente. Cerca de uma semana antes de começar Frankfurt, sua editora foi comprada pela Gemstar, por valores não anunciados.
A megaempresa agora é dona do catálogo da 00h00, que já tem 600 livros em francês e 60 em português (inclusive os principais Saramagos).
"A recompensa veio antes do que eu pensava", disse o ainda diretor da 00h00 à Folha, em português com sotaque.
(CEM)


Texto Anterior: Tendências: Feira vira página na história do e-book
Próximo Texto: Hugo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.