São Paulo, quarta-feira, 26 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ataques elevam busca por vídeos na internet

DA REDAÇÃO

Nas horas que se seguiram aos ataques terroristas do último dia 11, quem não tinha um televisor por perto recorreu à internet para ver cenas dos atentados: sites de notícias norte-americanos detectaram um grande aumento no número de pessoas que acessaram vídeos on-line.
O site da emissora MSNBC, por exemplo, transmitiu 12,5 milhões de vídeos durante o dia dos atentados. Esse número supera em mais de dez vezes o recorde anterior, que havia sido registrado em 28 de fevereiro, quando um terremoto atingiu a cidade de Seattle.
Desde os atentados, a quantidade vídeos transmitidos pelo site tem se mantido alta, variando entre 8 milhões e 10 milhões por dia.
A página de notícias do portal Yahoo, que reúne vídeos produzidos por várias fontes, precisou instalar mais servidores para atender aos internautas: "O número de vídeos transmitidos cresceu mais de 20 vezes entre segunda e terça", afirma Kourosh Karimhany, produtor do site.

Acesso tradicional
Os internautas também foram ávidos ao procurar textos sobre os atentados: os principais sites de notícias em inglês registraram um grande crescimento no número de acessos durante o dia 11 (veja quadro).
O portal Go.com, que hospeda a página da emissora norte-americana ABC, recebeu 1.209% mais visitantes do que no dia 4 de setembro.
A página da CNN, que chegou a sair do ar devido ao excesso de visitantes, também registrou grande aumento: o número de acessos cresceu 1.012%.
De acordo com a Keynote Systems, empresa que mede a velocidade de acesso a endereços da rede, essa procura deixou a internet muito congestionada: durante a primeira hora após os atentados ao World Trade Center, apenas 18% dos internautas que tentaram acessar o site do jornal USA Today conseguiram fazê-lo, e apenas 22% das pessoas que tentaram visitar a página da MSNBC obtiveram sucesso.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Tecnologia dificulta a espionagem
Próximo Texto: Terror: Nostradamus é sensação depois dos ataques terroristas nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.