São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja como usar memórias USB no seu micro

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Usar os chaveiros USB é muito simples, independentemente do computador utilizado. Porém quanto mais moderno for o equipamento, mais rápida será a tarefa.
Em micros que funcionam com alguma das versões do Windows XP, os drives são reconhecidos automaticamente. Após conectá-los à porta USB, avisos serão mostrados perto do relógio do sistema e uma nova unidade de disco aparecerá na pasta Meu computador.
A partir desse ponto, basta movimentar os arquivos no drive externo como se ele fosse um diretório comum.
Nas versões anteriores do Windows, antes de usar os chaveiros é necessário instalar adaptadores (drivers). Esses softs geralmente são distribuídos em CDs que vêm na embalagem do produto ou pela internet.
Caso os drivers não possuam um instalador automático, será preciso usar o Assistente para adicionar novo hardware -janela que é aberta assim que um dispositivo USB é conectado. Basta clicar sobre o botão Avançar e escolher o item Procurar o melhor driver para seu dispositivo, clicar novamente sobre Avançar e depois informar o local no qual o arquivo do driver está guardado.
Quem possui apenas uma porta USB ou tem os conectores na parte traseira do micro pode comprar um hub -aparelho que multiplica o número de portas.

Outros sistemas
Em computadores da Apple, a detecção dos chaveiros USB é automática. Já quem usa Linux precisa recorrer ao console da linha de comando. Dependendo da distribuição, basta montar a unidade com a combinação mount/mnt/usb. No endereço www.guiadohardware.net/artigos/287, há explicações mais detalhadas. (JB)


Texto Anterior: Modelos atuais são mais baratos e velozes
Próximo Texto: Nos EUA, drive substitui material escolar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.