São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHAVEIRO SUÍÇO

Suíte de escritório, programas para e-mail e navegador dispensam instalação e rodam direto do drive USB

Desktop do PC ganha versão "para viagem"

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Fazer cópias de segurança de seus arquivos importantes é uma rotina de quem usa computador, mas já é possível andar por aí com réplicas perfeitas dos seus programas preferidos, das configurações de e-mail e até mesmo de um sistema operacional inteiro.
Graças ao aumento da capacidade de armazenamento dos chaveiros USB e da popularização dos drives, programadores e empresas lançaram softwares que não precisam ser instalados e dispensam o uso do disco rígido convencional. Outra vantagem: boa parte desses programas roda em qualquer tipo de unidade USB, mesmo as mais antigas ou de marcas pouco conhecidas.
No endereço www.portablefreeware.com/all.php, há uma lista com dezenas de softs desse tipo. Entre as opções, existem programas para finalidades diversas, como gravação de CDs, jogos e ferramentas para rede.
Alguns dos melhores exemplos dessa safra de ferramentas independentes são a suíte para escritório Portable OpenOffice.org (https://sourceforge.net/projects/portableoo) e o navegador Portable Firefox (portablefirefox.mozdev.org). Ambos são gratuitos e trazem versões idênticas aos programas originais.
Para fazê-los funcionar, basta descompactar o pacote baixado da internet diretamente para o drive externo. Depois, é só clicar no arquivo EXE e usar os programas normalmente.
A coleção de ferramentas que compõem o Portable OpenOffice.org ocupa cerca de 90 Mbytes no chaveiro USB e funciona em máquinas que tenham o Windows 98 ou versões posteriores. Para iniciar um trabalho (no processador de texto, no editor de planilha, no criador de apresentações ou no editor de HTML), é preciso abrir o Launcher-soft com links para as tarefas mais comuns da suíte.
Ao clicar em File e em New, uma lista com opções para criação de documentos aparece. Uma opção de segurança interessante é salvar os arquivos no formato padrão do OpenOffice, o STW. Dessa forma, é possível colocar uma senha para proteger os documentos.
Já o Portable Firefox ocupa bem menos espaço. São cerca de 7,4 Mbytes para ter a disposição o navegador, a lista de sites favoritos, o histórico de navegação e todas as outras opções pessoais que um usuário do Firefox pode ter, como as capas personalizadas e os perfis de configuração (profiles).

Sistema operacional
Gastando pouco mais de 120 Mbytes, é possível colocar um sistema operacional inteiro dentro do chaveiro USB.
Com o The Portable Virtual Privacy Machine, da empresa MetroPipe (grátis, em www.metropipe.net/ProductsPVPM.shtml), o usuário pode acessar navegador, toca-MP3, programa de e-mail e dezenas de outras ferramentas sem precisar instalar nada.
Distribuições Linux do tipo LiveCD, que rodam direto de um CD (sem instalação), também podem ser usadas nos chaveiros. Um exemplo é o sistema brasileiro Kurumin. Se você quiser instalá-lo em um chaveiro USB, siga os passos desse artigo: www.guiadohardware.net/tutoriais/108. (JB)


Texto Anterior: Remoção exige cuidado extra
Próximo Texto: Programas armazenam senhas e caixa de e-mail
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.