São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Remoção exige cuidado extra

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apesar de serem resistentes a quedas e a outros pequenos acidentes do dia-a-dia, os chaveiros USB requerem alguns cuidados singelos para ter uma vida útil mais longa.
A principal precaução está na remoção física do drive. Antes de desconectar o chaveiro USB de um computador é preciso encerrar todas as suas atividades e "ejetar" o aparelho por meio do sistema operacional.
Do contrário, existe o risco de perder dados e de danificar permanentemente a unidade de memória. No Windows, basta clicar sobre o ícone Remover hardware com segurança, que é uma pequena seta verde e fica ao lado do relógio do sistema, e depois confirmar a opção.
Espere até que o ícone desapareça da barra e retire o drive da porta USB. Em máquinas com o Mac OS X, esse procedimento é feito quando o ícone da unidade (drive branco) é arrastado até o ícone da Lixeira (que se transforma na figura de uma seta, indicando a ejeção).
Outra medida recomendável é formatar (apagar todos os dados) a unidade regularmente. De acordo com especialistas, essa medida evita o risco de que arquivos fiquem corrompidos depois de uma cópia e aumenta a vida útil dos dispositivos. Para formatar uma unidade conectada ao Windows, basta dar um clique-direito sobre o seu ícone na pasta Meu computador e escolher, no menu, a opção Formatar. (JB)


Texto Anterior: Nos EUA, drive substitui material escolar
Próximo Texto: Chaveiro suíço: Desktop do PC ganha versão "para viagem"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.