São Paulo, quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Controlador de vídeo é destaque da placa-mãe

ESPECIAL PARA A FOLHA

A placa-mãe usada no Desktop GX620 não é muito compacta, porém integra todas as principais interfaces de conexão a periféricos.
Para expansão, existem quatro slots, sendo dois PCI, um PCI Express x16 e um PCI Express x1. O x16 permite anexar placas gráficas mais potentes, enquanto o x1 permite ligar periféricos como adaptadores de áudio e de rede. Quem acessa a internet via linha discada terá de usar um desses slots, pois a placa não dispõe de um modem integrado.
A comunicação entre o processador e os componentes da placa-mãe é feita por meio de um barramento FSB (Front Side Bus) de 800 MHz. Destaca-se o controlador de vídeo Intel Graphics Media Accelerator 950, que, apesar de ser integrado, apresenta ótimo desempenho para aplicações 3D.
Ele tem capacidade para utilizar até 224 Mbytes de memória e possui uma resolução máxima de 2.048x1.536 pontos a 75 Hz.
Porém não conta com memória de vídeo própria e, por isso, compartilha a memória RAM da placa-mãe, cujo limite máximo é de 4 Gbytes de SDRAM (DDR2 de 533 MHz). A placa também possui um controlador para disco rígido do padrão Serial ATA.

Monitor
O monitor é opcional. O usuário pode optar por um modelo de tubo (CRT) ou de cristal líquido (LCD). A segunda opção é mais confortável e menos prejudicial para os olhos, mas apresenta custo superior.
O teste foi realizado com o modelo E173FP. Ele possui tela de cristal líquido de 17 polegadas, resolução de 1.280x1.024 pontos e matriz ativa. O LCD de matriz ativa é desenvolvido com a tecnologia TFT (Thin Film Transistor) e possui várias vantagens em relação ao LCD de matriz passiva.
As imagens estáticas e em movimento são reproduzidas com maior nitidez devido ao bom contraste e ao maior tempo de resposta. Outro ponto positivo é o amplo ângulo de visão, que alcança 120 na vertical e 140 na horizontal.
A entrada de sinal de vídeo desse monitor é analógica, semelhante às entradas dos monitores CRT. É bom lembrar, no entanto, que alguns monitores LCD existentes no mercado usam entrada digital (DVI), o que possibilita reproduzir imagens com maior qualidade. O DVI elimina a necessidade de conversão dos sinais de vídeo para o modo analógico, pois tanto o computador quanto o monitor LCD operam com dados digitais.

Ventilação
O sistema de ventilação, chamado HyperCool, é bastante eficiente, retirando o ar quente por meio de um fluxo gerado por ventiladores de velocidade variável.
O ar mais frio é sugado por aberturas na parte frontal do gabinete e expelido pela parte traseira. As entradas e saídas de ar são bem amplas, mas o que chama mesmo a atenção nesse sistema é o baixo nível de ruído produzido pelo ventilador.


Texto Anterior: Teste USP - Desktop: Processador duplo gera boa performance
Próximo Texto: Animação: Softwares contribuem para a criação de peças de arte digital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.